O governador de Rondônia, Marcos Rocha (sem partido), anunciou que o estado vai receber mais uma remessa de vacinas contra a covid-19 a partir do dia 23, enviada pelo Ministério da Saúde. A notícia foi confirmadanesta quarta-feira, 17 de fevereiro, durante reunião por meio de videoconferência do Fórum dos governadores do Brasil e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir medidas de combate à pandemia do coronavírus, quando também foi debatido sobre a apresentação de um cronograma de entregas, a quantidade de imunizantes e os contratos para compra de mais vacinas. A quantidade de doses ainda não foi divulgada.
Entre a pauta de discussão da videoconferência, estava a questão do cronograma de entrega de vacinas até abril; Avanço das negociações para adquirir doses da Sputnik V e da Co Sput vaxin; Sanção da medida provisória que dá cinco dias para que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) autorize o uso emergencial de vacinas contra Covid-19 que já tenham aprovação internacional.
Na live, Marcos Rocha destacou a celeridade que o Governo do Estado tem atuado para transportar as vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde e, em solo rondoniense, rapidamente distribuídas às Gerências Regionais de Saúde e, posteriormente, entregues aos municípios.
HISTÓRICO DAS REMESSAS
O Estado de Rondônia já recebeu quatro remessas de doses de vacinas contra a Covid-19. No total geral, já foram recebidas 107.008 doses de imunizantes. Na primeira remessa, da CoronaVac, foram entregues 49.208 doses. Em seguida, o Estado recebeu outra remessa de 8.200 doses, também da CoronaVac. Rondônia recebeu ainda, 13 mil doses da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford com a AstraZeneca. Na última remessa enviada pelo Ministério da Saúde, o Estado recebeu um lote de vacinas da CoronaVac contendo 36.600 doses.
VILHENA
Maior cidade do Cone Sul do estado, Vilhena já recebeu três lotes de imunizantes contra a covid-19:
- 2.040 doses (20/01) – Butantan
- 570 doses (24/01) – Fiocruz
- 1.970 doses (8/02) – Butantan
Cidade já imunizou quase 2,4 mil pessoas contra a covid-19 na campanha “Vilhena Protegida”.
Fonte: Com informações do Governo de Rondônia