
O vereador Dhonatan Pagani (PSDB) de Vilhena (RO) foi “surpreendido” durante uma transmissão ao vivo no Instagram, neste domingo, 31 de janeiro, quando foi informado por um internauta que ele não era mais o representante do Poder Legislativo Municipal no Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Vilhena.
Pagani fazia uma live para esclarecer dúvidas sobre o novo decreto de isolamento social do governo do estado ampliando o toque de recolher para todos os municípios e liberando a abertura gradual do comércio no estado.
A notícia que deixou o político desconcertado surgiu quando ele citou que participaria, às 17h daquela tarde, de uma reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 que iria deliberar se o município seguiria o decreto do estado ou tomaria medidas mais restritivas de isolamento já que os leitos de UTI para tratamento da covid-19 estão lotados.
O vereador chegou a dizer que só não iria na reunião se houvesse um decreto municipal indicando sua “exoneração” da função de representante do Legislativo Municipal junto ao Comitê. O decreto veio.
No dia 29 de janeiro a Prefeitura de Vilhena publicou no Diário Oficial do Município o decreto nº 51.348/2021 que traz a substituição do vereador Dhonatan Pagani pela vereadora Elenir Salete Zilli Gonçalves, a Nica do Cabo João, para representar a Câmara de Vereadores nas decisões do comitê de enfrentamento à pandemia de coronavírus. Nica do Cabo João compõe a mesa diretora da Casa de Leis na função de primeiro secretário.
Se queixou através de mídias sociais
Ao fim da live Dhonatan Pagani foi para as redes sociais onde informou a seus seguidores que havia sido substituído no Comitê. Veja abaixo a postagem feita pelo parlamentar.
Não foi tão surpresa assim
Perante a seus seguidores Pagani se mostrou surpreso com a notícia de sua “exoneração” como representante da Câmara, no entanto, sua passagem pelo comitê de enfrentamento à pandemia de coronavírus tinha prazo de validade, e ele venceu.
Logo após a eleição da nova mesa diretora que comandará a Casa de Leis no biênio 2021-2022, ficou decidido que a vereadora Elenir Salete Zilli Gonçalves, a Nica do Cabo João, seria a representante da Câmara no Comitê.
Acontece que, o mês de janeiro é considerado o mês de recesso na Câmara Municipal de Vereadores. Nesse período muitos parlamentares e servidores viajam e as atividades do Legislativo caminham a passos mais lentos. Diante desse cenário, e ausência da vereadora Nica do Cabo João por questões particulares, o vereador Pagani foi indicado como representante temporário da Câmara no Comitê. No entanto, um ofício com data de 28 de janeiro foi encaminhando pela Câmara ao Comitê de Enfrentamento à Covid-19 informando o retorno da vereadora Elenir.
O documento, assinado pelo primeiro vice-presidente da Câmara, Samir Ali (PODE), pediu que fosse desconsiderada a substituição temporária da vereadora Nica pelo vereador Pagani no Comitê. O pedido foi acatado um dia depois, com a publicação do decreto municipal.
Críticas ao secretário de Saúde
Ainda na live Pagani invocou a lei de acesso à informação e intimou o secretário de Saúde, Afonso Emerick, a liberar as atas das reuniões do Comitê.
O vereador disse que irá solicitar por via legal todas as atas das reuniões. “É preciso transparência com a população”, disparou Pagani.
O parlamentar garantiu que, mesmo não sendo membro do Comitê, irá cobrar da Saúde mais clareza quanto à campanha de imunização contra a covid-19. Ele disse que vai requerer dados com a matrícula, lotação e cargo e se os profissionais de saúde imunizados são da rede pública ou privada.
Mais de mil profissionais da área devem ser imunizados na cidade.