
Vilhena está cada vez mais abarrotada de veículos motorizados, e não é apenas impressão. A sensação de um trânsito cada vez mais apertado e falta de vagas para estacionamento se reflete nos números recentes do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). Segundo o órgão, Vilhena deve fechar 2020 com uma frota registrada de quase 69 mil veículos. Automóveis e motos representam mais da metade dos veículos matriculados.
Com pouco mais de 22 mil carros, e uma população estimada em 102 mil habitantes, a proporção é de um automóvel para cada 4,5 habitantes.
Os dados do relatório reforçam a tendência de crescimento dos últimos anos; ou seja, que desde 2015 vem ocorrendo um crescimento contínuo da frota de veículos motorizados de todos os tipos. Conforme dados do Denatran, em 2015 a frota era de 52.596 veículos registrados na cidade e em 2020, até o mês de novembro, a quantidade aumentou para 68.010. O crescimento foi de 29,3% nos últimos cinco anos.
São 15.414 veículos a mais rodando pelas ruas da cidade, e o resultado disso, é um trânsito cada vez mais apertado.

Veja dados disponíveis no relatório:
- Automóveis – 22.379
- Motocicletas – 17.228
- Motonetas – 9.677
- Caminhão – 1.604
- Caminhão trator – 2.020
- Caminhonetes – 8.485
- Reboques e semirreboques – 5.821
Entre os veículos matriculados têm ainda micro-ônibus, ônibus e utilitários.
Aumento da frota x segurança no trânsito
Com o aumento da frota fazer fluir o trânsito com segurança e melhorar a mobilidade se torna um desafio para a administração municipal. O secretário adjunto da SEMTRAN – Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes –, José Teixeira, explica que o órgão trabalha diariamente com a revitalização da sinalização viária, principalmente na substituição e colocação de placas em toda a cidade.
Teixeira ressalta que a área do Centro, onde há maior movimento de veículos, tem recebido placas refletivas, de melhor qualidade. “Nosso objetivo é alcançar 100% de sinalização no município”, frisa Teixeira.

Segundo dados do órgão, cerca de 65% das vias públicas do município são sinalizadas, o que coloca o município entre as quatros cidades mais bem sinalizadas do estado.
Outra ação que visa dar mais segurança no trânsito são as faixas elevadas, aponta o adjunto da SEMTRAN. O órgão também aposta na conscientização da população.
“Antes da pandemia nós estávamos desenvolvendo palestras educativas nas escolas, nas faculdades e empresas que nos convidavam. Nosso foco é buscar a conscientização, que é um dos pontos chaves da diminuição de acidentes de trânsito”.