Pesquisa aponta disputa acirrada na eleição para prefeito de Vilhena

Tendência nas eleições de novembro de 2020 no município é a polarização entre dois candidatos

9426
Foto: Reprodução

O Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação (IHPEC) divulga nessa terça-feira, 08 de setembro, o primeiro cenário para a corrida eleitoral pela Prefeitura de Vilhena nas eleições municipais de 2020. O prefeito Eduardo Japonês (PV) lidera com mais de dez pontos percentuais sobre a ex-prefeita Rosani Donadon (PSC).

Pelos resultados obtidos pelo instituto, a tendência nas eleições no município é a polarização entre dois candidatos. Veja os números:

O prefeito Eduardo Japonês (PV), pré-candidato à reeleição, aparece com 38,3% da intenção de votos. A ex-prefeita Rosani Donadon (PSC) vem em segundo lugar, com 27,4%. O estreante Coronel Rildo (sem partido) registra 6,9% da intenção de votos e Darci Cerutti (DEM), ex-vice-prefeito, com 4,2%. Em último está Paulo Sérgio da Argamazon (Republicanos), com 1,8%. Os indecisos e os que não souberam responder somam 21,4%.

Foto: Instituto Haverroth de Política, Estatística e Comunicação (IHPEC)

Realizada por conta do próprio IHPEC, a pesquisa foi estimulada, que é quando se apresenta as opções de candidatos aos entrevistados. Os nomes colocados no formulário de entrevista foram de autodeclarados pré-candidatos a prefeito da cidade até o momento da pesquisa, ou nomes que vêm sendo apontados na imprensa e redes sociais como possíveis candidatos.

Foram ouvidos 820 eleitores em 20 setores da cidade, incluindo ruas e avenidas dos principais bairros, entre os dias 26 e 31 de agosto. A pesquisa foi registrada no TSE sob o número RO-07987/2020. A margem de erro é 2% para mais ou para menos. E o intervalo de confiança é de 95%.

A estatística Tuannhy Rozeira Haverroth, do IHPEC, informa que durante a realização da pesquisa, os entrevistadores do instituto tomaram os cuidados devidos, respeitando as medidas de segurança em razão da pandemia de covid-19.

Pesquisa para prefeito – Vilhena Total em %
Eduardo Japonês (PV) 38,3
Rosani Donadon () 27,4
Coronel Rildo (sem partido) 6,9
Darci Cerutti (DEM) 4,2
Paulo Sergio Argamazon () 1,8
Não Respondeu 21,4
100,0
 

 

Nota da redação
Dos candidatos que aparecem na pesquisa apenas a ex-prefeira Rosani Donadon não manifestou, ainda, a intenção em disputar as eleições municipais de 2020.