Pacientes terminais de câncer sofrem com dores por falta de morfina no Hospital Regional de Vilhena

7875

O vilhenense que possuir um amigo ou parente com caso terminal de câncer, além de todo sentimento de perda e sofrimento, ainda terá que passar por momentos muito mais difíceis, pois no Hospital Regional o medicamento conhecido como morfina, que alivia as dores causadas pelo câncer no corpo humano acabou e o hospital não tem previsão exata para a chegada de mais medicamentos.

A direção do Hospital e o secretário de saúde, Afonso Emerick, afirmam que a morfina deverá chegar na próxima semana, pois é necessário atender aos tramites legais de compra de medicamentos. E este ano, nenhum dos secretários que passaram pela administração fez licitação para compra de morfina.

O atendimento aos pacientes terminais de câncer vai além do Regional, existe o programa “Melhor em Casa” o qual os medicamentos são levados até a casa do paciente, já que estes optaram por realizar o tratamento paliativo em suas casas junto a seus parentes.

MORFINA

A morfina tem um principio ativo único, que não tem como ser substituído por outro medicamento para o mesmo fim. Por isso, os pacientes com câncer terminal atendidos pela rede pública estão numa situação bem complicada em Vilhena.

Parentes desses pacientes procuraram o VILHENA NOTÍCIAS para reclamarem da situação, e pedem que o prefeito Eduardo Japonês tome alguma providencia para solucionar o quanto antes a situação, e que não deixe mais faltar esse medicamento, que segundos eles, alivia muito o sofrimento daqueles que estão prestes a partir.

O secretário de saúde salienta que, ele mesmo, como até a diretora do Hospital, Ana Carla Andreolla, já compraram o medicamento do próprio bolso, para não deixarem os pacientes sofrerem.

“Vamos resolver essa situação. Essa semana ainda, os medicamentos devem chegar e eles terão alívio da dor”, disse Emerick.