É falso que prefeito estaria evitando internações na UTI para fugir do lockdown, diz Semus

Falsa informação é compartilhada em perfis no Facebook e WhatsApp.

2381
Imagem ilustrativa

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena alerta para a circulação de fake news envolvendo a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Central de Atendimento à Covid-19.

Uma mensagem compartilhada em perfis no Facebook e WhatsApp fala que o “prefeito estaria evitando internações na UTI para fugir do lockdown”. Ao Vilhena Notícias, a Semus, por meio de sua assessoria de imprensa, disse que a mensagem é completamente falsa. “Não passa de boato infundado”.

Questionada sobre pacientes enviados para outras cidades, a prefeitura diz que estes doentes que foram transferidos têm plano de saúde e preferiram ir para hospital particular de outras localidades. Afirma ainda que “no caso de paciente criança, por exemplo, se precisar de UTI, a prefeitura tem que transferir, possivelmente para Porto Velho, porque Vilhena não tem leitos de UTI neonatal”.

Vale ressaltar que atualmente a taxa de ocupação de leitos de UTI na Central de Atendimento à Covid-19 é de 70%. O boletim diário sobre coronavírus deste domingo, 26, mostra que há 17 pacientes internados em isolamento na Central, sendo sete em UTI.

Conforme dados do boletim de ontem a cidade registra 1.148 casos confirmados de vilhenenses, sete positivados moradores de outras cidades, 17 óbitos de vilhenenses, seis óbitos de moradores de fora e 146 casos suspeitos.