Coronavírus: 53% dos mortos em Vilhena têm menos de 60 anos

O grupo mais afetado pela contaminação do novo coronavírus tem entre 30 e 39 anos.

1765

Mais de 50% dos mortos pela Covid-19 em Vilhena (RO) têm menos de 60 anos, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Mortes: dados compilados a partir de informações divulgadas até o boletim epidemiológico de quinta-feira, 16 de julho, de Vilhena.

Os registros oficiais revelam que até o dia 16 de julho, a cidade tinha 15 mortes de vilhenenses por covid-19 e oito delas eram de pessoas menores de 60 anos.

O Vilhena Notícias fez um levantamento do número de óbitos por idade, extraído de dados divulgados pela Semus desde o início da pandemia, e descobriu que mortes de menores de 60 anos representam exatos 53,33% do total dos casos fatais. Dos 15 óbitos, registrados até o boletim epidemiológico Nº 123, oito eram de jovens e adultos, pessoas entre 24 e 54 anos.

Para a realidade de Vilhena os dados mostram que estimular o isolamento social só de idosos, defendido pelo governo federal, despreza a taxa de casos fatais da doença.

O site também compilou, com dados da Semus, a taxa de incidência de contaminação pelo novo coronavírus por faixas etárias da população.

Os dados recentes da Secretaria indicam que o grupo mais afetado pelo vírus tem entre 30 e 39 anos. Essa parcela da população é a que tem o maior número de casos positivos, com 28,5%. Esse grupo representa 16,4% da população da cidade.

Outro grupo com alto índice de contaminação é a faixa de 20 a 29 anos. Os dados obtidos pela reportagem revelam que 19,7% dessa parcela da população local já foi contaminada. O grupo representa 19,8% dos habitantes da cidade.

Os mais jovens, em teoria, são os menos afetados pelo vírus. Dos 855 casos confirmados de vilhenenses, até o dia 16 deste mês, apenas 2,3% dos infectados estão na faixa entre zero a nove anos. No entanto, muitas crianças não têm demonstrado sintomas da doença e de acordo com a Organização Mundial da Saúde é difícil saber exatamente quem, dessa parcela da população, foi alvo do vírus.  Portanto, o fato de o número oficial ser baixo, pode não representar a realidade.

Veja abaixo um quadro geral da diferença de incidência de contaminados nos diferentes grupos de idade em comparação com a porcentagem desses grupos na população da cidade.

Percentuais compilados quando a cidade registrava 855 casos confirmados de vilhenenses.

Caso suspeito

Nesta sexta-feira, 17, a cidade registrou a morte de um homem de 78 anos. Ele era morador de Colorado do Oeste e estava internado na UTI da Central de Atendimento à Covid.