Vilhena tem transmissão local de coronavírus: o que isso significa?

Em nove dias Vilhena saltou de seis para doze o número de casos confirmados de coronavírus.

17283

Pouco mais de um mês depois de registrar o primeiro caso de coronavírus, Vilhena tem o primeiro caso de transmissão local de Covid-19. O anúncio foi neste domingo, 10 de maio, pela assessoria de comunicação da Prefeitura.  Até então, Vilhena só havia apresentados casos importados. O balanço atual da Secretária de Saúde do município é de 12 casos positivos da Covid-19. Três deles foram curados.

Veja a diferença nos tipos de transmissão, segundo o Ministério da Saúde:

Caso importado: pessoas que voltaram de viagem no Exterior já com os sintomas de coronavírus ou desenvolveram a doença no local atual dentro do prazo de incubação do vírus (14 dias);

Transmissão local: acontece quando alguém que se contaminou com o vírus no Exterior transmite o vírus para outra pessoa que não viajou. Até então, eram registrados apenas casos importados;

Transmissão comunitária: quando se torna impossível identificar a origem da contaminação de uma pessoa naquela cidade.

Mesmo com o primeiro caso de transmissão comunitária confirmado, a Prefeitura de Vilhena não se manifestou se irá aumentar as medidas de isolamento social para barrar o contágio de coronavírus ou se haverá modificação do decreto municipal que flexibilizou o funcionamento de atividades comerciais.

Em nove dias, Vilhena saltou de seis para doze o número de casos confirmados de coronavírus. Até este domingo, 10, os casos suspeitos são 22. Não há nenhum paciente internado para tratar a doença.