
Evite sair de casa, se tiver que sair, evite aglomerações. O apelo recorrente aos cidadãos feito por autoridades sanitárias é reforçado por uma servidora municipal da Vigilância Sanitária; uma profissional que atua na linha de frente para fazer valer o cumprimento do decreto municipal durante o período de calamidade pública na saúde, por causa da pandemia de coronavírus.
Por meio de uma rede social, Edvaneide Silva Caçula, servidora estatutária há quase 13 anos, lançou na sexta-feira, 8 de maio, um apelo para que o vilhenense se conscientize da gravidade da pandemia e respeite as recomendações respaldadas por médicos e pela comunidade científica para enfrentamento à pandemia da Covid-19. Veja abaixo, o apelo da profissional:
Sou Fiscal de Vigilância Sanitária da Prefeitura de Vilhena. Venho fazer um apelo à população referente ao cumprimento do Decreto Municipal Covid-19. Nós, fiscais, estamos nas ruas trabalhando, principalmente nos locais de maior aglomeração, como supermercados, [e] temos visto muitas pessoas não cumprindo as medidas de proteção, principalmente quando vão ao mercado em 02, 03 pessoas da mesma família. Existe um horário específico [para] idosos que é das 07 às 09 da manhã, então eu peço encarecidamente que os idosos procurem cumprir esse horário, as mães que têm filhos pequenos só os levem consigo ao mercado se não tiverem com quem deixá-los [em casa].
Evitem ficar passeando dentro do mercado ou qualquer outro estabelecimento. Muito me preocupa essa situação e não falo [somente como] fiscal, falo enquanto mãe, filha, esposa, irmã, avó e cidadã. Se não nos conscientizarmos e levarmos a sério esse novo modelo de vida, que é temporário, mas irá demorar passar, teremos consequências ainda maiores.
O Município não dispõe de estrutura para atender uma grande demanda [de] doentes, é sabido por todos nós que este problema com o coronavírus é sério e requer responsabilidade de nós. Estamos apagando fogo e não sei até quando. A cada dia um novo caso surge, tentar diminuir esse crescimento é responsabilidade nossa, nos protegendo e, protegendo quem amamos, estaremos somando forças e os resultados serão positivos.
Vamos nos unir e combater esse mal para que assim possamos ter nossas vidas de volta o mais rápido [possível].
Quanto menos nos preocuparmos e quanto mais formos irresponsáveis mais casos confirmados teremos. Juntos seremos vencedores. É triste ver o comércio fechando as portas, funcionários sendo demitidos, famílias perdendo suas dignidades. Peco a compreensão de todos. Essa fase vai passar [e] juntos seremos vencedores. Conclui Edvaneide Caçula.
O Comitê Gestor Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus de Vilhena lembra que todos podem acionar os serviços de Saúde local.
Prefeitura de Vilhena
98442-1163 (24h, apenas WhatsApp)
3919-7081 (24h, apenas WhatsApp)
3321-4338 (7h às 13h e das 15h às 17h, de segunda a sexta-feira)
3322-1607 (Caps, das 7h às 17h, de segunda a quinta-feira)