ENQUETE: 56% querem que comércio reabra em Vilhena

3674

O VILHENA NOTÍCIAS fez uma enquete sobre o que pensavam seus internautas sobre a reabertura do comercio na cidade, e 56% das pessoas que responderam a enquete escolheram a opção: “Deve abrir imediatamente, com severas restrições de higiene e isolamento dos grupos de risco”.

Essa porcentagem representa 582 pessoas dos 1040 internautas que votaram na enquete.

Na segunda posição com apenas 15% ou 154 votos, ficaram aqueles que acham que o comércio deve se manter fechado o tempo que for necessário, e o governo deve ajudar as pessoas que tenham necessidade.

RISCOS

É importante avaliar os riscos que existem em se reabrir o comércio, apesar de cientificamente comprovado que o coronavírus tem dificuldade de se propagar em climas quentes, Vilhena não é uma cidade totalmente quente. E mesmo em climas quentes, o vírus consegue atingir as pessoas.

Outro ponto a se avaliar, é a questão da fiscalização do comércio, para que adotem e mantenham a higiene e contenção de aglomerados de pessoas dentro de suas lojas. Sem isso, reabrir o comércio pode ser algo fatal.

E mesmo as pessoas que não acreditam que o coronavírus é letal, que respeitem as demais, e evitem abraços, apertos de mãos e mantenham a distância de 2 metros uma das outras.

MISÉRIA

Quem fatura do serviço público, como o prefeito Eduardo Japonês, promotores de justiça, vereadores, servidores públicos, sentem um receito, mas não medo. Quem é empregado, sente medo, mas sabe que ainda tem um mês para poder receber novamente, e isso calma o coração, mas quem vive exclusivamente de atividade autônoma, esse sim já está precisando de leite e arroz.

Por isso, se o comercio for aberto, além de obrigar a elevar um padrão de higiene maior, se deve ajudar os autônomos com luvas e máscaras. Isso o comitê gestor deve pensar muito bem, antes de liberar o comércio.

Caso, os casos se confirmem em Rondônia, em Vilhena, e mortes comecem a acontecer, o comitê terá que agir rapidamente e fechar o comércio, dessa vez, por um tempo maior ainda. Por isso, é uma decisão complicada, mesmo com 56% das pessoas querendo que o comercio reabra.

VEJA O RESULTADO DA ENQUETE: