Criminosos usam coronavírus para aplicar golpe na internet, Polícia Civil faz alerta

Aplicativo criptografa e bloqueia os celulares, computadores e demais dispositivos onde for instalado. Veja como evitar

3666
Imagem ilustrativa

Delegacias de Repressão a Crimes Cibernéticos de vários Estados emitiram nesta quinta-feira, 19 de março, alertas sobre crimes cibernéticos registrados em algumas regiões do país. Por meio de aplicativos de mensagens criminosos estão divulgando um aplicativo chamado COVID-19Tracker. A ferramenta, que apesar de parecer inofensiva, é um golpe que bloqueia os dispositivos: celulares, computadores e demais dispositivos onde for instalado.

App é um malware que rouba os dados dos dispositivos eletrônicos

Para atrair a atenção da vítima, o aplicativo apresenta um mapa interativo e dados estatísticos mundiais sobre o coronavírus. A polícia afirma que o app é um malware que rouba os dados dos dispositivos eletrônicos. A recomendação é para baixar (download) aplicativos apenas através de lojas oficiais e não clicar em links desconhecidos que chegam por meio de mensagens via WhatsApp ou Facebook.

Netflix grátis contra o COVID-19

Devido à grande pandemia do CORONA VÍRUS no mundo todo, a Netflix está liberando o acesso à plataforma pelo período de isolamento. Corre no site que é só para quem se cadastrar nos próximos 2 dias!  

A mensagem acima está sendo compartilhada em grupos de WhatsApp. O anuncio contém um link que se clicado redireciona para uma página muito parecida com a oficial da plataforma de streaming. A Netflix ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso, mas a polícia afirma se tratar de golpe.

Ao clicar no link é possível identificar a falsa identidade da homepage (definida como página de entrada de um site). Uma característica comum são os erros de ortografia.

“Essas páginas são idênticas às originais ou muito parecidas com os tradicionais sites, mas que na verdade funcionam como uma armadilha para confundir e lesar usuários”, revelou uma fonte policial do Vilhena Notícias.

A homepage mostra ainda um número de contas restantes para cadastro. O objetivo, segundo a polícia, é fazer com que o usuário responda as perguntas da página sem se atentar para os sinais de falsidade.

A orientação da polícia é para que as pessoas evitem compartilhar links desconhecidos que chegam por meio de mensagens.