Acontecerá pela segunda vez em Vilhena a campanha para doação de sangue “Voto pela Vida”, com a intenção de impulsionar as doações ao hemocentro da cidade. A campanha, que é idealizada pelo vereador Rafael Maziero, teve sua primeira edição em janeiro deste ano, a segunda acontecerá nos dias 26 a 28 de junho.
De acordo com o diretor técnico do hemocentro, Edvaldo Freitas, ações como esta traz muitos resultados. “As campanhas de mobilização são muito importantes, pois chamam a atenção de doadores para doarem novamente. Além de sempre aparecer pessoas doando pela primeira vez e a grande maioria continua doando”, afirma.
Hoje o hemocentro de Vilhena funciona como uma hemorrede. Segundo Edvaldo, há um número muito grande de pessoas da região que são operadas no Hospital Regional de Cacoal e de Porto Velho, por isso, quando há um bom estoque de bolsas no hemocentro de Vilhena, uma quantidade é distribuída nessas unidades que prestam serviços à população da região do Cone Sul.
Dados e estoque
Segundo dados da instituição, o hemocentro de Vilhena possuí cerca de 24 mil doadores cadastrados, mas por ano são registradas 4 mil doações, ou seja, 4% da população doam sangue ao ano. Campanhas como a “Voto pela Vida” ajudam manter a média de estoque com 300 a 400 bolsas de coleta ao mês. De acordo com as estatísticas, este é o mínimo que o hemocentro tem que manter para não haver o risco de faltar sangue para a região.
“Nunca falta, mas como trabalhamos com um estoque regulador, para suprir a demanda a médio e longo prazo, as vezes o estoque aciona o gatilho e temos que fazer uma convocação interna, um outro tipo de mobilização mais rápida”, explica o técnico.
As doações ao mês são em torno de 300 a 400, mas o número de pessoas que procuram o hemocentro é maior. Muitos não passam nos requisitos e não podem doar.
Regras para doar
Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 é necessário o consentimento dos pais, e acima de 60 a pessoa só doa se já tiver doado antes dos 60. É necessário estar em um bom estado de saúde e pesar, no mínimo, 50kg. O doador deve estar descansado e não pode ter ingerido bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação, não fumar e não estar em jejum.
Horários de doação “Voto pela Vida”
Nos dias 26 e 27 as coletas de sangue acontecerão das 7h às 13h, no dia 28 o horário será prolongado, das 7h às 21h. Os doadores devem comparecer ao hemocentro de Vilhena, localizado na Av. Jô Sato, anexo ao Hospital Regional, portando um documento com foto.

Hemocentro de Vilhena, localizado na Av. Jô Sato, anexo ao Hospital Regional.
FONTE: Vilhena Notícias