VILHENA: adolescente procura polícia após receber ameaças e proposta de sexo por aplicativo

Mensagens teriam partido do “Perfil Momo”, nova ameaça virtual para crianças e adolescentes

14678

Uma adolescente de 17 anos procurou a delegacia de Polícia Civil na quarta-feira (12) em Vilhena, depois de ter recebido mensagens ameaçadoras através do aplicativo WhatsApp. Segundo a menor, a pessoa se identificou como “Momo” e usando um número originário do estado do Rio de Janeiro, enviou mensagens dizendo que acabaria “com tudo que ela gosta” e ainda propôs ter relação sexual com a jovem.

Ainda em depoimento à polícia, a garota disse que viu uma reportagem no Fantástico que abordava sobre o “Perfil Momo” e, preocupada com sua integridade decidiu procurar a polícia para denunciar as ameaças e alertar outras pessoas.

 

Desafio da Momo – um perigo online

Poderia ser apenas mais uma entre milhares de brincadeiras e lendas urbanas que circulam na internet, mas, a exemplo da Baleia Azul, o desafio da Momo, mensagem que começou a circular há algumas semanas no WhatsApp e em outras redes sociais, se revelou nova ameaça virtual para crianças e adolescentes.

Tudo começa quando o usuário recebe um convite para interagir com o perfil fictício, ilustrado com a imagem de uma mulher com olhos esbugalhados e feições distorcidas – uma foto de uma escultura do artista japonês Keisuke Aisawa. Ao aceitar o contato, quem conversa com a Momo passa a receber perguntas, ameaças e propostas de jogos que muitas vezes envolvem violência, mutilação ou risco de vida. O perfil tornou-se uma ferramenta eficiente para roubar dados, distribuir vírus e, atingir os mais vulneráveis. Há a suspeita de que tenha estimulado a morte por sufocamento de uma criança de 9 anos em Recife.

Clique aqui e saiba mais sobre o desafio da Momo e como denunciar essa e outras abordagens criminosas na internet.

Com informações da SaferNet Brasil.