O vereador afastado Angelo Mariano Donadon Júnior (PSD), o Junior Donadon apresentou nesta quinta-feira, 25 de maio, ao presidente em exercício da Câmara Municipal de Vilhena, Samir Ali (PSDB), uma CARTA DE RENÚNCIA.
No documento assinado pelo parlamentar que estava afastado das funções legislativas por determinação judicial, Junior Donadon diz que sua decisão é em caráter IRREVOGÁVEL.
Reeleito em 2016 pela coligação “A vontade do povo”, para a legislatura 2017/2020 ele tomou posse em 15 de janeiro deste ano, mas não assumiu o cargo. O parlamentar vinha recebendo seu salário normalmente.
Cabe agora ao presidente da Casa aceitar o pedido.
CPI
Em 31 de janeiro deste ano, os vereadores da atual legislatura aprovaram em sessão extraordinária, o Processo Legislativo nº 011/2017 que apresentou denúncia contra os Vereadores empossados Ângelo Mariano Donadon Junior, Carmozino Alves Moreira e Vanderlei Amauri Graebin.
Leia: Câmara acata pedido e abre processo de cassação contra vereadores presos
Na denúncia apresentada pelo advogado Caetano Vendimiatti Neto – Presidente da Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania em Rondônia, o causídico pediu para declarar a incidência de Perda do Mandato nos termos do inciso I e II do artigo 66 do Regimento Interno, combinado com inciso II do artigo 48 da Lei Orgânica do Município de Vilhena, devendo para tanto ser devidamente julgado por Comissão Processante e ao final seja declarado em Plenário nos termos regimentais, cassado o mandato dos Vereadores empossados”.
Após aceitar a denúncia, os vereadores criaram uma Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI. A apresentação do relatório e votação em plenário está prevista para o próximo dia 02 de junho.
INDICIAMENTO POR CORRUPÇÃO
A Polícia Federal – PF de Vilhena, no inquérito policial da Operação “Tropa de Choque” indiciou Junior Donadon e outros vereadores por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por crimes praticados na legislatura anterior.
No inquérito a PF concluiu que ele participou de um esquema de R$ 1.750,000,00 (Um milhão setecentos e cinquenta mil reais) recebidos em propina para a aprovação de um loteamento em Vilhena.
O Ministério Público Estadual (MPE) apresentou denúncia. Eles respondem na 1ª Vara Criminal da Comarca de Vilhena.
PRESO
No dia 24 de outubro, Junior Donadon que tinha mandado de prisão em aberto em face da Operação “Tropa de Choque” foi preso pela Polícia Federal e mandado para o Centro de Correição da Polícia Militar em Porto Velho.
No início de março, o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO), determinou a soltura dele e todos os vereadores presos por suspeita de corrupção na operação da PF.
LEIA MAIS
PF conclui inquérito e MP oferece denúncia a 6 vereadores indiciados no “Esquema dos Loteamentos”
Veja o vídeo de Junior Donadon chegando à sede da Polícia Federal

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS