Jorge Rabello, Secretário Municipal do Meio Ambiente fez críticas ao comportamento das pessoas que insistem em jogar lixo e entulho às margens da estrada vicinal linha 135 em Vilhena, mas não deu um posicionamento de quando a área será limpa.
Na quarta-feira, 04 de outubro, a reportagem do Vilhena Notícias esteve no local, onde segundo moradores da região, os flagrantes de crime ambiental são constantes.
Pessoas dos mais distintos bairros de Vilhena chegam na área com veículos carregados de lixo e entulho para fazerem o despejo. Móveis velhos, lixo doméstico, colchões, restos de materiais elétricos, pneus e inclusive corpos de animais podem ser encontrados às margens da estrada.
O problema já se tornou recorrente e se transformou numa questão de saúde pública, pois a poucos metros do ponto de despejo existem dois residenciais, o União já habitado, e o Maria Moura em fase de construção.
Em conversa com o secretário Rabello na manhã de quinta-feira, 05, ele comentou que o “lixo jogado às margens da estrada é falta de educação da população”, e destacou que somente este ano, equipes do SAAE e Semosp fizeram a limpeza da área por três vezes.
Há também o registro de uma quarta limpeza feita em fevereiro, quando os vereadores pediram apoio ao Departamento de Estradas e Rodagens (DER) de Vilhena, para que máquinas do órgão fizessem a remoção do material. Naquela ocasião, em menos de uma semana a população voltou a jogar lixo na localidade.
“Conscientização, mas a repressão será necessária no caso da linha 135. Já providenciamos a limpeza, mas a população insiste em jogar lixo na área”, finalizou o secretário.
O Vilhena Notícias apurou ainda que uma força tarefa de fiscalização e repressão, podendo ocorrer inclusive prisões, pode ser desencadeada em breve.
Polícia Ambiental
A Polícia Militar Ambiental, mesmo com o baixo efetivo tem realizado rondas na área, e no último dia 05 de setembro, flagrou três homens descarregando um caminhão com carga de lixo misturado a entulho na área.
O trio foi detido. Já o dono do caminhão foi multado em mais de R$ 500,00 e teve o veículo apreendido.
Veja a entrevista concedida pelo Cabo Tiago após o flagrante.
Siga-nos através do Facebook clicando aqui.
Leia também
Moradores voltam a jogar lixo doméstico e entulho às margens de estrada vicinal em Vilhena
Três homens são detidos jogando entulho misturado a lixo às margens de estrada rural em Vilhena
FONTE: VILHENA NOTÍCIAS