O candidato ao Senado Jesualdo Pires, do PSB-RO, concedeu entrevista ao Vilhena Notícias esta terça-feira (4) e criticou a proposta de Reforma da Previdência que vem sendo discutida no Congresso Nacional. Segundo ele, a versão atual do projeto penaliza os mais pobres.
“Precisamos com urgência da Reforma da Previdência pois as projeções apontam um rombo gigantesco e a tendência é aumentar ainda mais, no entanto, essa reforma precisa vir de cima para baixo, da maneira como ela foi proposta atinge de maneira cruel as pessoas com menor poder aquisitivo”, dispara Jesualdo Pires.
Prefeito de Ji-Paraná por duas vezes e considerado um administrador austero, no tocante à economia, ele também criticou o Novo Regime Fiscal, a chamada “PEC dos Gastos” que limitou o crescimento das despesas do governo brasileiro durante 20 anos. “A ideia do ‘Teto de Gastos’ é boa, mas foi mal aplicada pois limita gastos em setores importantes como Saúde e Educação, ela precisaria ser mais coerente”, pontua o candidato.
Moralidade na política e bandeira
Com 14 anos de vida pública Jesualdo Pires garante ser ficha limpa e prega a moralidade na política. Uma de suas principais bandeiras no Congresso seria defender o interesse dos municípios. “Toda riqueza deste país é gerada nos municípios e apenas 15% da arrecadação geral volta para às municipalidades, esse é um problema fiscal e tributário muito sério que precisa ser resolvido. Os prefeitos não conseguem administrar mais”, diz.
Segundo o candidato, o governo federal gasta 65% de sua arrecadação com pessoal e em função de déficit da previdência e da dívida pública: “precisa ‘desinchar’ o governo”.
O candidato também defende o apoio do Estado à iniciativa privada. Para ele é preciso desburocratizar para que as empresas consigam gerar emprego: “Prefeitura e Estado não geram empregos, quem gera emprego são as empresas e é preciso destravar esse país, se não, ele não cresce”.
Jesualdo diz que a atual conjuntura do país tem levado empresários a migrarem para o Paraguai com suas empresas. “Até pouco tempo atrás era motivo de chacota, porém hoje o governo de lá oferece facilitação e muitas empresas brasileiras têm emigrado pra lá”.
Agenda política

A visita na região acontece nesta terça e quarta-feira (5). Jesualdo Pires percorre as cidades do Cone Sul acompanhado da deputada estadual e candidata à reeleição Rosangela Donadon (PDT) e do ex-prefeito de Vilhena e candidato a federal Melki Donadon (PDT).
Nesta tarde eles participaram de uma caminhada pela região central da cidade e à noite se reuniram com apoiadores no comitê do partido.
Amanhã a comitiva segue para Colorado, Cabixi, Cerejeiras e Corumbiara.