Uma cobra caninana, com aproximadamente 1,5 metro de comprimento, foi encontrada dentro da sala de uma residência, no Centro de Vilhena (RO), na região do Cone Sul. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o resgate foi realizado na tarde de quinta-feira (4). A espécie não é venenosa e será entregue a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental do Estado (Sedam) do município para soltura.
Segundo os bombeiros, o proprietário chegou em casa e encontrou o réptil na sala. A residência fica próxima ao Rio Pires de Sá, e os militares acreditam que a cobra pode ter saído para caçar e entrado na residência.
A corporação deve entregar a cobra na Sedam nesta sexta-feira (5), para que seja devolvida ao habitat natural. Os militares advertem que ferir ou matar animais é considerado crime ambiental. Em caso de localizar qualquer bicho, o recomendado é acionar um órgão ambiental ou o Corpo de Bombeiros para fazerem a captura.
Espécie
Comum em áreas de cerrado e Mata Atlântica, a caninana é mais encontrada nas proximidades de lagos e rios.
Ela quase sempre é mansa e sempre foge quando é avistada, mas pode morder. De hábitos diurnos, chega a medir 2,50 metros e não é venenosa. É conhecida também como araboia, cainana, cobra-tigre, iacaninã, jacaninã, papa-ovo e papa-pinto.
FONTE: G1