Projeto que nasceu de manifestações das ruas busca inserir jovens no polo ativo da política vilhenense

858

Em 2016, Rafael Maziero, atualmente vereador do município de Vilhena, juntamente com Eduardo Hartmann, idealizaram o projeto “Um novo movimento por Vilhena”.

A ideia surgiu no ano de 2012, quando em diversos estados do Brasil uma insatisfação popular com a política nacional levou milhares de pessoas às ruas em manifestações que pediam o fim da corrupção e penas mais duras a políticos envolvidos em atos ilícitos.  De acordo com balanço divulgado pelo DIEESE, na época houve 873 manifestações no país, a maior já registrada desde 1997.

Em Vilhena, Rafael Maziero e Eduardo Hartmann, organizavam as manifestações realizadas no município, e somente em uma delas conseguiram reunir cerca de três mil manifestantes. A partir destes movimentos, dirigidos por eles, decidiram parar com as manifestações para encarar uma nova era e através do projeto “Um novo movimento por Vilhena” participar ativamente da política local, objetivando mudanças e esperança para a cidade.

Atualmente, Rafael faz parte da política do município, filiado ao partido Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), assumindo o cargo de vereador como o 2° mais votado no pleito de 2016. O projeto, tem hoje 7 jovens envolvidos, dentre eles, Vinicius Dallazem líder do dia do basta e Dhonatan Pagani que coordena os movimentos estudantis ligados ao projeto.

O principal objetivo segundo seus idealizadores é aproximar os jovens da política, trazendo um conceito inovador de juventude politizada, como jovens ativos e com ideias novas para Vilhena: “estamos tentando mudar nossa cidade, de dentro pra fora, com uma política de austeridade, de transparência, combatemos a corrupção. Esse é um novo movimento por Vilhena, trazer jovens, pessoas novas para o polo ativo, fazendo as pessoas serem agentes transformadoras da sociedade. Queremos mudanças!”, diz Maziero.

Rafael Maziero à época das manifestações em 2012.

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS