Café rondoniense conquista destaque nacional e reforça a força da agricultura familiar

Produtora de Seringueiras garante o 2º lugar no Coffee of the Year 2025 e confirma Rondônia como referência em cafés especiais

36

Na última sexta-feira (7) o aroma e o sabor do café rondoniense ultrapassaram fronteiras. A produtora Angélica Alexandrino Nicola, do Sítio São Sebastião, localizado em Seringueiras (RO), conquistou o 2º lugar no Coffee of the Year 2025, uma das principais competições de qualidade de café do Brasil, realizada durante a Semana Internacional do Café (SIC), em Belo Horizonte (MG).

O concurso recebeu mais de 600 amostras de cafés de todo o país, entre as variedades arábica e canéfora (robusta). Na categoria canéfora, Angélica levou o nome de Rondônia ao pódio e mostrou a força da agricultura familiar e do trabalho desenvolvido por produtores que apostam em qualidade, tecnologia e sustentabilidade.

“Esse resultado é fruto de muito amor pelo campo. Produzir café é um desafio diário, mas ver Rondônia reconhecida entre os melhores do Brasil é motivo de orgulho para todos nós”, destacou Angélica.

Durante o evento, Rondônia também brilhou na categoria Florada Premiada, que valoriza o trabalho feminino na cafeicultura. O estado conquistou o pódio com Ângela Maria (Café Sauá), de Seringueiras, em primeiro lugar; Fabiana Leal, de Espigão do Oeste, em segundo; e Maria José, de Muqui (ES), em terceiro. As conquistas refletem o talento, a dedicação e o compromisso das produtoras rondonienses com a excelência e a sustentabilidade.

O sucesso das cafeicultoras é resultado de um trabalho contínuo de capacitação, inovação e fortalecimento da cadeia produtiva do café. Por meio de consultorias, cursos, missões técnicas e feiras, o Sebrae em Rondônia tem contribuído para melhorar a qualidade e a competitividade do café rondoniense no mercado nacional e internacional.

Café com identidade amazônica

Rondônia é hoje o maior produtor de café canéfora do Brasil e vem se destacando pela produção de cafés sustentáveis e de origem reconhecida. O selo de Indicação Geográfica (IGs) “Robusta Amazônico” reafirma a autenticidade e o valor do café produzido no estado. Com o apoio do Sebrae e de diversos parceiros, Rondônia consolida uma nova geração de produtores que investe em tecnologia, manejo responsável e qualidade, transformando o café rondoniense em símbolo de orgulho e desenvolvimento para a Amazônia.

Orgulho regional

O reconhecimento no Coffee of the Year 2025 representa um marco para Rondônia e inspira outros produtores a acreditarem no potencial da agricultura familiar e na força da cafeicultura local.

Segundo Carlos Eduardo Sakagami, diretor técnico do Sebrae em Rondônia, os resultados que alcançamos a cada ano na SIC são frutos da sinergia entre o Sebrae, Governo do Estado, Caferon, Embrapa e tantos outros parceiros que integram a cadeia produtiva da cafeicultura em Rondônia, tendo o produtor como grande protagonista, pois entendeu que somente com tecnologia, inovação e estratégia de mercado pode alçar voos como os que estamos acompanhando nos últimos anos.

Mais informações sobre as ações do Sebrae em Rondônia podem ser encontradas no site www.sebrae.ro ou pelo telefone gratuito 0800 570 0800. Também é possível acessar a loja virtual em sebrae.ro/loja e acompanhar as novidades pelas redes sociais: Instagram, TikTok, Facebook, LinkedIn e YouTube (@sebraero).