Golpistas hackeiam WhatsApp em massa de empresas em Vilhena e aplicam golpes com falsos orçamentos

12052

Moradores de Vilhena relataram, na manhã desta quinta-feira (23), o recebimento de mensagens suspeitas no WhatsApp enviadas por números de empresas conhecidas na cidade. Os golpistas hachearam números de estabelecimentos locais, como lojas, comércios e até cartórios para tentar enganar as vítimas.

Nas mensagens, os criminosos iniciam o contato com saudações personalizadas, mencionando o nome da pessoa e, em seguida, enviam um arquivo compactado com o título “lista para orçamento” ou similar, no formato .zip. O conteúdo, no entanto, não se trata de um orçamento, mas possivelmente de um arquivo malicioso capaz de infectar o celular ou computador do usuário.

O cartório Faccin anunciou nas redes sociais que também teve seu WhatsApp hackeado

Em prints recebidos pelo Vilhena Notícias, é possível ver que as mensagens aparentam ser legítimas, já que os perfis exibem nomes e logotipos de empresas cadastradas como contas comerciais no WhatsApp. Essa tática tem sido usada para dar mais credibilidade ao golpe.

Segundo informações, alguns contatos de secretarias da prefeitura de Vilhena também foram hackeados.

Arquivos .zip enviados por desconhecidos ou mesmo por contatos suspeitos nunca devem ser baixados nem abertos, pois podem conter vírus ou programas espiões capazes de roubar senhas, dados bancários e informações pessoais.

A orientação é bloquear o número imediatamente, não clicar em links ou baixar anexos, e avisar a empresa verdadeira sobre o uso indevido do nome, para que possa tomar providências.

Aas vítimas devem procurar a Polícia Civil e registrar boletim de ocorrência, especialmente se houver prejuízo financeiro ou vazamento de dados.