O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Vilhena (CMDCA), em cumprimento à Lei Federal n° 13.431/2017 e ao Decreto n° 9.603/2018, que instituem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, iniciou na terça-feira, 9, a 1ª capacitação sobre escuta especializada, destinada a fortalecer a rede de proteção do município.
O curso, realizado na Câmara Municipal de Vereadores de Vilhena, é promovido pela Mente e Saber Clínica e Consultoria e ministrado pela psicóloga jurídica Daniela Zeponi, especialista em psicologia jurídica pelo Instituto Sapiens, membro da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica e com 10 anos de experiência atuando no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná.
A capacitação tem como objetivo fornecer subsídios aos profissionais que atuam na área da infância e juventude, possibilitando a realização da escuta especializada de crianças e adolescentes vítimas de violência, principalmente sexual, e o acolhimento da revelação espontânea quando esta ocorrer. Além disso, o curso prepara os participantes para ensinar outros profissionais a aplicarem essas técnicas.
O público-alvo inclui profissionais das áreas de psicologia, serviço social, pedagogia, saúde, segurança pública, sistema de justiça, educadores sociais, cuidadores sociais, bem como pessoas ligadas a organizações da sociedade civil (OSCs) que trabalham com crianças e adolescentes, além de estudantes de psicologia, direito, serviço social e pedagogia.
O evento, que vai até quinta-feira, 11, conta com a participação de representantes de diversos municípios da região, incluindo Cabixi, Chupinguaia, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Pimenteiras do Oeste, Seringueiras, Cacoal e Corumbiara.