Relação de selecionados para programa CNH Social será divulgada na próxima segunda-feira, 11

64

Desde que foi lançado pelo governo de Rondônia, o programa CNH Social obteve grande procura. A lista de candidatos selecionados na primeira etapa estará disponível na próxima segunda-feira (11), e poderá ser consultada no site oficial do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), na aba CNH Social. Quem tiver o nome na lista, deve ficar atento para apresentar a documentação comprobatória e garantir a inscrição, de 13 a 22 de agosto.

O programa contempla a população em vulnerabilidade social, nos critérios previstos em edital, para terem acesso ao curso gratuito para obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O governo de Rondônia disponibilizou 1.500 vagas, entre as categorias A, B, e AB. Do total, 150 vagas são para Pessoas com Deficiência (PcD).

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o programa promove a inclusão social, abrindo portas para várias conquistas como vagas de emprego, além de impulsionar o desenvolvimento econômico e social da população.

PRÓXIMAS ETAPAS

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou os próximos passos aos selecionados na CNH Social. “Após essa publicação, o candidato selecionado deve se apresentar em uma das unidades do Detran-RO com documento de identificação original e comprovante de residência. É uma etapa fundamental para darmos continuidade nesse processo.”

Candidatos com nome na lista devem comparecer em uma unidade do Detran-Ro de 13 a 22 de agosto. As Ciretrans e Postos Avançados funcionam em dias úteis, das 7h30 às 13h30, em cidades e endereços que podem ser acessados neste link.

Neste momento será feita a abertura do processo da primeira habilitação, com captura de imagem e registro biométrico. O documento de identificação apresentado deve ser o mesmo informado na inscrição para o programa CNH Social. A não apresentação do documento poderá implicar em desclassificação.

Após a abertura do processo Renach, o candidato será convocado para a Avaliação Psicológica e Exame de Aptidão Física e Mental. Após ser considerado apto, iniciará o curso teórico-técnico em uma das entidades contratadas para atendimento. O candidato terá o prazo de até 60 dias, contados do início do curso, para finalização e realização do exame teórico-técnico. Após essa aprovação, o candidato iniciará as aulas práticas de direção veicular. Mais informações podem ser consultadas no Edital do programa. 

CANDIDATO PcD

No momento da inscrição, o candidato pôde informar ser PcD e assim concorrer dentro das vagas previstas a este público. De acordo com a diretora Técnica de Habilitação do Detran-RO, Aline Lima Pinto,  as adaptações necessárias para a condução do veículo deverão ser atestadas no Exame de Aptidão Física e Mental e Junta Médica Especial. “O candidato que se declarou PcD deverá apresentar laudos e exames comprobatórios que atestem a deficiência declarada. Somente serão contemplados aqueles cuja deficiência não impeça a obtenção da habilitação, na forma da legislação de trânsito vigente”, explicou.

ALTA DEMANDA

Durante o período de inscrições, o site do Detran-RO registrou cerca de 14 mil acessos por segundo. “Essa foi a primeira vez que ofertamos a CNH Social no estado, e pudemos constatar o grande interesse da população, e o impacto que isso significa na vida das pessoas, aumentando as oportunidades de trabalho, além de garantir maior dignidade de locomoção”, frisou o diretor-geral do Detran-RO.