Com o compromisso de conscientizar e mobilizar a população na prevenção das arboviroses, a 3ª edição do Projeto Cidadãos Guardiões chegou ao fim na última sexta-feira, 23, com uma cerimônia de premiação realizada na Escola Municipal Marizete Mendes de Oliveira.
O evento contou com a presença de familiares, professores e autoridades políticas locais, entre elas a deputada estadual Rosangela Donadon, que doou os brindes entregues aos alunos destaques do projeto.
Idealizado pela Divisão de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), em parceria com diversas instituições, o projeto envolveu ativamente estudantes de 44 escolas municipais, estaduais e particulares, que se uniram na missão de combater os focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Entre os meses de março e maio, os alunos realizaram visitas a residências, comércios, praças e terrenos baldios, identificando e eliminando possíveis criadouros do mosquito. Os alunos com melhor desempenho foram premiados com base em critérios como número de visitas registradas, soluções aplicadas na eliminação de focos e pontuação acumulada nas atividades.
Ao todo, foram entregues 200 jogos didáticos, 35 bolas de vôlei, futebol e basquete, além de três bicicletas, como forma de incentivo à participação e ao protagonismo estudantil.