Mais de 200 alunos da área rural ficarão sem aula por irregularidades em ônibus escolares

243

Dezenove linhas da área rural de Vilhena não terão transporte escolar para os alunos da rede pública de ensino do munício na próxima semana. A confirmação é da secretaria municipal de Educação (Semed), divulgada durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (20). No total, são três escolas afetadas com a suspensão das aulas a partir da segunda, dia 23: Tenente Melo, Iquezinha e Clemente Humberto. Essas escolas atendem 230 alunos.

“A Semed assegura que os estudantes não serão prejudicados, pois o calendário escolar será reajustado”.

A decisão de suspender as aulas é em decorrência de uma série de irregularidades encontradas nos ônibus da “Vilhena Serviços Comércio e Transporte LTDA”, uma das três empresas que presta serviço de transporte escolar para a prefeitura, e que atende as 19 linhas: pneus, freios, defeitos de suspensão e barra de direção são alguns dos problemas identificados durante a vistoria mecânica e de itens de segurança dos veículos feita pela Semed entre os dias 18 e 20 deste mês.

Edson Ramoschefe do Setor do Transporte e da Comissão Interna de Vistoria da secretaria de Educação, disse que os veículos reprovados oferecem riscos para alunos, e por isso comunicou ao secretário Clesio Costa, que era necessário atrasar o reinício das aulas nas escolas Tenente Melo, Iquezinha e Clemente Humberto, atendidas pelos ônibus da empresa Vilhena e Transporte.

Empresa têm oito dias para regularizar

A Vilhena Serviços Comércio e Transporte atende 19 linhas do município com uma frota de 30 veículos e mais 6 reservas. A Semed deu prazo de oito dias para que todos os problemas identificados na vistoria sejam sanados. Caso isso não ocorra a prefeitura poderá desfazer o contrato de prestação de serviços com a empresa.

Frota escolar

Na terça-feira (17), o Detran deu início à avaliação e dos 64 veículos que prestam serviços no transporte dos alunos, apenas 39 se apresentaram para vistoria e a maioria foi reprovada. Os problemas encontrados deverão ser resolvidos até o dia 15 de agosto, quando todos os ônibus passarão por uma nova vistoria.

Veja mais

Sobre os 25 veículos da frota escolar que não se apresentaram no Detran no dia 17, o secretário Clesio explicou que quatro são da prefeitura, mas que estes veículos são usados apenas para apoio de projetos e não transporte de alunos da zona rural, e ainda que eles passam por um procedimento de instalação de câmeras de segurança frontal e traseira, e depois serão submetidos à vistoria do Detran e da própria Comissão Interna de Vistoria da secretaria, até o prazo estabelecido pelo órgão do governo.

Os demais ônibus que não fizeram vistoria pertencem às empresas prestadoras de serviços: “esses veículos estão com caixa de câmbio quebradas, motor fundido ou ainda algum outro problema que os impedem de circular, mas as empresas garantiram que irão colocar eles em perfeito funcionamento para que sejam submetidos à vistoria”, frisa Clesio Costa.

Durante a coletiva foi esclarecida a informação divulgada na quinta-feira (19), pela prefeitura, que depois de 10 anos os veículos passavam por vistoria. Segundo Edson Ramos, a Comissão Interna de Vistoria não encontrou na Semed nenhum documento, ou registro, de avaliação dos ônibus referente aos últimos 10 anos.

Leia também

 

Confira a relação de Linhas que não receberão o transporte escolar na próxima semana:

·         Posto Gaúcho – São Lourenço.

·         Linha Roma – Tenente Melo.

·         Rio Melgaço – Ana Maria – Sartori – Tenente Melo.

·         Gleba Iquê – Independência – Escola Iquezinha – Vilhena.

·         Gleba Iquê – Lagoa Azul.

·         Rio Claro – Assentamento Iquê – Vilhena.

·         Rio Claro – Assentamento Iquê – Mirassol – Vilhena.

·         Cooperfrutos – Iquezinha.

·         Cooperfrutos – Vilhena.

·         Linha Piracolino – Marcos Donadon.

·         Setor Pioneiro – Álvares de Azevedo.

·         Linha Gripa 140 – Clemente Humberto.

·         Linha 135 – Marcos Donadon.

·         Linha Agrovila Renascer – Vilhena.

·         Setor Gripa – Serra/145 – Cristo Rei.

·         Linha 135 – Cristo Rei.

·         Posto Jamantão – Cristo Rei.

·         Linha Nova Vida – Marcos Donadon.

·         Linha Embratel – Ivete Brustolin.

 

As Linhas abaixo são operadas por empresas que passaram na vistoria e os veículos irão operar normalmente a partir de segunda-feira, 23. São elas:

·         Baixadão – Vista Alegre – Maria Paulina Donadon

·         Linha01/Assentamento – Nova Conquista

·         Linha 60/70 – Nova Conquista – Pé da Serra

·         Linha 80/90 – Conquista

·         Setor Embratel – Colégio Tiradentes

·         Linha Cetremi – Maria Arlete Toledo

·         Linha Gavião Real – Colégio Tiradentes

·         Linha Flor da Serra – Progresso

·         Princesa Isabel – Desvio- Progresso

·         Baixadão – Progresso

·         Linha 01 Cota – progresso

·         Aprocis – Progresso

·         Princesa Isabel – Progresso

Santo André – Igarapé Raso – Linha dos 15 – Progresso.

Edson Ramos, chefe do Setor do Transporte e da Comissão Interna de Vistoria da secretaria de Educação, disse que os veículos reprovados oferecem riscos aos alunos.

 

FONTE: Vilhena Notícias