Aumento de casos de covid-19 em Vilhena gera alerta: máscaras em unidades de saúde são recomendadas

A média de 5,5 casos novos por dia do início de junho subiu para 14 nos últimos dias, acompanhando tendência nacional.

702
CUIDADOS PRECISAM SER redobrados em unidades de saúde, onde há maior número de pacientes infectados

Reduzidos até a última semana, com média de 5,5 casos novos de covid-19 por dia, o número de pacientes confirmados para o sars-cov-2 subiu na última semana para média de 14 positivados por dia, aumento de quase 150% nos últimos 7 dias. A elevação acompanha tendência nacional e estadual de aumento no número de casos confirmados. Ainda que o número seja bem abaixo dos picos de janeiro (51) e fevereiro (78), a situação motivou novas recomendações de prevenção da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Vilhena.

Agora a recomendação da Prefeitura de Vilhena é que a utilização de máscaras, que já é obrigatória para pessoas com sintomas gripais, seja também recomendada nas unidades de saúde. “Nas unidades temos uma grande concentração de pessoas adoentadas, então é o local onde há mais chances de qualquer um se infectar. A proteção ali precisa ser redobrada. Ainda estamos em patamares bem abaixo dos picos que já vivemos, mas a hora de controlarmos um novo surto é agora”, explica o secretário municipal de Saúde, José Aparecido.

De 1° a 19 de junho foram registrados 105 casos, gerando média de 5,5 novos confirmados por dia em Vilhena. No entanto, do dia 20 a 26 de junho foram registrados 98 casos, com uma média de 14 novos casos por dia. Vilhena chegou a registrar mais de 300 casos positivos em um único dia no pior momento da pandemia, contudo, a Saúde alerta que a tendência de alta é verificada em vários estados brasileiros e, por isso, é importante controlar a chegada de uma possível nova onda.

Vacinas contra covid-19 estão disponíveis em todos os postinhos de saúde, bem como atendimentos para sintomáticos. A quarta dose já está liberada para pacientes com 40 anos ou mais e outras vacinas, que ajudam a proteger de diversas doenças que podem baixar a imunidade tornando os pacientes ainda mais vulneráveis aos efeitos graves da covid-19, também estão disponíveis nos postinhos.

A Prefeitura de Vilhena continuará monitorando os dados epidemiológicos e publicando informes semanais sobre a situação do novo coronavírus na cidade a fim de manter a população atualizada. Mais informações podem ser conseguidas pelo WhatsApp Saúde, 3322-2945.