Recentemente diversas famílias com crianças no espectro autista participaram do projeto “Manhã Ambiental”, promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com a Amavi (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Vilhena), o vereador Samir Ali, a academia Pequeno Dragão e a Rapina Soluções Ambientais, no Parque Ecológico. No local, as crianças aproveitaram para brincar em circuito de atividades físicas, interagir e conhecer diversos animais silvestres resgatados e que foram levados ao evento para estimular o contato dos pequenos em uma interação ao ar livre com fins terapêuticos e educativos.
“Trouxemos esse animais provenientes de resgates que são efetuados pela Semma para que essas crianças tenham esse contato visual e físico com eles. Este é um momento de muita alegria para todos, além de ser fundamental para o processo de desenvolvimento da pessoa que está no espectro autista“, destacou Marcela de Almeida, secretária municipal de Meio Ambiente.
Além das crianças, o momento também agradou aos pais. “Hoje em dia se fala muito sobre a terapia com animais, então só o simples fato de estar interagindo com eles, já é de suma importância para qualquer ser humano, em especial para as crianças no espectro autista“, comentou a veterinária Beatriz França.
De acordo com Karina Andrade, presidente da Amavi, a atividade proporcionou interação entre os familiares da associação, que atualmente conta com 138 famílias cadastradas. “Estamos muito felizes em proporcionar essa manhã agradável, pois momentos como esses são riquíssimos não apenas para as crianças, como para toda a família que passam pela mesma situação. Agradecemos imensamente a cada um dos nossos parceiros pelo respeito, atenção e carinho”, completou.
A Prefeitura de Vilhena tem dezenas de profissionais que trabalham com atendimento especializado a pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), na Educação, Saúde, Assistência Social e demais unidades do poder público municipal. Em breve Vilhena será a primeira cidade do Estado a ter uma clínica-escola pública para crianças com TEA, um espaço a ser construído com investimento da Prefeitura de Vilhena de R$ 5 milhões, com recursos oriundos do deputado federal Léo Moraes, em um prédio que terá 3.380m² de terreno e 2.000m² de área construída. Será a maior clínica-escola da região, atendendo cerca de 200 alunos.
De acordo com o prefeito Eduardo Japonês, “esse espaço vai integrar o atendimento clínico e o atendimento pedagógico em um mesmo edifício, proporcionando dignidade e conforto às famílias vilhenenses. A clínica escola terá 20 salas de atendimento especializado, como consultório odontológico, salas de fisioterapia, atendimento clínico e pedagógico especializado, salas de interações sensoriais, musicoterapia, espaço para atividades físicas e de lazer, refeitório, piscina e uma estrutura para o desenvolvimento das metodologias de ponta na abordagem sobre o espectro autista”.
Fonte: Semcom