Notícia publicada às 08:22:43 - 19/06/2018 e lida: 264 vezes   
    
  
  
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) vem destacar o Dia do Agente
Penitenciário, que é celebrado em Rondônia nesta terça-feira, 19 de junho, data oficializada pela Lei Estadual nº 299, de 2011.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) vem destacar o Dia do Agente
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) vem destacar o Dia do Agente
Foto: Reprodução

Por
Redação

Os agentes penitenciários - também chamados de carcereiros - exercem atividades essenciais para o bom andamento do sistema prisional; para o processo de ressocialização de indivíduos privados de liberdade e para a segurança da população.

Dentre suas atribuições: manter a ordem, disciplina, custodia e vigilância a reeducandos nas unidades prisionais, desempenhando ainda missões externas, como escolta armada para audiências judiciais e atendimento médico.

Os servidores penitenciários também exercem atividades de natureza policial, como apreensões de drogas e outros ilícitos, revistas pessoais, vistorias nas celas, controle de rebeliões e motins e fiscalização de movimentações diversas para coibir ações de facções criminosas nos estabelecimentos prisionais.

Por outro lado, têm fundamental participação no processo de mudança de vidas, acompanhando e monitorando atividades ressocializadoras e voltadas à capacitação de reeducandos e inserção no mercado de trabalho.

Esses importantes servidores fazem parte da Secretaria da Justiça do Governo de Rondônia.

 

 

FONTE: Sejus

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.