Notícia publicada às 10:33:10 - 17/06/2018 e lida: 724 vezes   
    
  
  
Campanha Janeiro Branco recebe Moção de Aplauso em Vilhena
Ao longo do ano, foram promovidas reuniões com extensas programações e diversas ações realizadas pelo grupo de psicólogos da Campanha Janeiro Branco de Vilhena.

Campanha Janeiro Branco recebe Moção de Aplauso em Vilhena
Campanha Janeiro Branco recebe Moção de Aplauso em Vilhena
Foto: Divulgação/Assessoria

Por
Mileide Queiroz

Nessa semana, os psicólogos, acadêmicos de psicologia e voluntários de Vilhena, representados pela psicóloga Diene Carla dos Santos, receberam uma Moção de Aplauso em razão do valor social da Campanha Janeiro Branco. O evento aconteceu no auditório da prefeitura do município de Vilhena, logo após o final da sessão na Câmara. A profissional de psicologia recebeu o certificado de moção das mãos da vereadores Vera da Farmácia (MBD).

Segundo a psicóloga Diene Carla, o Janeiro Branco é uma campanha dedicada a conscientização e a prevenção da saúde mental da população. A ideia é chamar a atenção das pessoas para essas questões de ordem psicológica-existencial, incentivando-as a tomarem o início do ano como um ponto de partida para pensarem sobre as suas condições psicológicas e investirem em mais saúde mental em suas vidas.

 

História

A campanha surgiu em outubro de 2013, a partir da ideia de alguns psicólogos da cidade de Uberlândia (MG), que foram inspirados pela Campanha Outubro Rosa.

Em Vilhena, a campanha teve início em 2017, através da psicóloga Roseli de Melo, que entrou em contato com duas psicólogas da cidade de Uberlândia (MG), e que juntas, recrutaram um grupo de psicólogos para a apresentação e adesão da campanha na cidade.

Ao longo do ano, foram promovidas reuniões com extensas programações e diversas ações realizadas pelo grupo de psicólogos da Campanha Janeiro Branco de Vilhena (RO), tais como: palestras em escolas, empresas, instituições de saúde; cinema na praça; psicoeducação; dentre outros.

Em 19 de dezembro de 2017, o projeto de lei n° 5.257/2017, foi aprovado pela câmara de vereadores de Vilhena para adesão da campanha a nível municipal. 

“Para nós, psicólogos, profissionais de saúde mental, acadêmicos e cidadãos do mundo inteiro a aprovação do projeto que institui a campanha municipal do Janeiro Branco, representa um grande avanço para a saúde mental Vilhenense, pois muito além de enfrentarmos o preconceito com o subjetivo, temos a oportunidade de levantarmos discussões e debates na nossa sociedade sobre a necessidade de mais recursos, mais atenção e criação de políticas públicas voltadas para saúde mental”, explica Diene.

Campanha Janeiro Branco recebe Moção de Aplauso em Vilhena

 

FONTE: Vilhena Notícias

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.