Notícia publicada às 12:21:37 - 11/05/2018 e lida: 714 vezes   
    
  
  
Presidente do Legislativo Samir Ali tem apoio do Sindsul para Gestão Democrática na rede municipal
Vereador Ronildo Macedo foi um dos mais enfáticos na aprovação da Lei.

Presidente do Legislativo Samir Ali tem apoio do Sindsul para Gestão Democrática na rede municipal
Presidente do Legislativo Samir Ali tem apoio do Sindsul para Gestão Democrática na rede municipal
Foto: Divulgação/Assessoria

Por
Redação

Na última sessão extraordinária convocada pela Câmara de Vereadores do município de Vilhena foi lido, votado e aprovado o Projeto de Lei Nº 5.422/2018, que visa a "Gestão Democrática" na rede municipal de ensino.

De autoria do vereador e agora presidente da Casa de Leis vilhenense, Samir Ali, o PL institui vários pontos que trazem clareza e transparência às gestões escolares na rede pública. Nele estão contidos o Conselho Escolar, a consulta à comunidade escolar para a escolha de diretores e vice e o Projeto Político Pedagógico (PPP). 

O projeto vem de encontro com a ansiedade de muitos servidores, que pediam tanto ao Sindsul, (Sindicato dos Servidores Municipais do Cone Sul de Rondônia), quanto aos vereadores, a implantação do Projeto. 

"Nós entendemos que essa é a forma de administrar escolas de uma forma transparente. Por isso eu resolvi elaborar o projeto", disse Samir. 

Na data da votação na Câmara, o presidente da Casa disse que; "Existem problemas em algumas escolas de Vilhena, como é de conhecimento da classe da Educação. Esse modelo trará benefícios à comunidade escolar, porque os professores têm que ser, e sempre serão, os protagonistas da Educação. Vamos retomar essas escolhas, feitas pela própria comunidade escolar", declarou. 

Ronildo Macedo foi mais enfático e disparou: "Enquanto os nomes eram escolhidos a dedo por uma certa secretária, estava tudo bem. Agora que a população escolar pode escolher, algumas pessoas estão descontentes", se referindo a um grupo que foi até a Câmara na tentativa de barrar a aprovação, o que não aconteceu. 

Por sua vez, o Sindsul, entidade que representa os interesses dos Servidores Públicos do município, externou apoio ao Projeto, uma vez que vê como positiva a participação efetiva dos segmentos escolares nos processos decisórios em órgão escolares. "Precisamos de transparência nesses assuntos e a Gestão Democrática, como o próprio nome já diz, reza por isso. Queremos também a valorização dos profissionais da educação e eficiência nos recursos e a "Gestão" está no nosso Plano de Carreira. Damos apoio ao novo secretário", disse o presidente Wanderley Ricardo. 

Vale lembrar que o sindicato chegou a ser impedido na antiga administração de fazer visitas escolares e precisou de uma liminar judicial para retomar suas ações asseguradas por Lei, numa gestão que não tinha nada de democrática.

 

 

FONTE: Assessoria

 

 


 



 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.