Notícia publicada às 16:19:42 - 06/03/2018 e lida: 818 vezes   
    
  
  
Vereadores de Colorado emitem nota de apoio à greve dos professores da rede estadual
A greve dos trabalhadores em educação da rede de ensino estadual iniciou-se no dia 21/2

Vereadores de Colorado emitem nota de apoio à greve dos professores da rede estadual
Vereadores de Colorado emitem nota de apoio à greve dos professores da rede estadual
Foto: Reprodução/Conesul Acontece

Por
Redação

Na noite de segunda-feira, 05, durante a sessão na Câmara Municipal de Vereadores de Colorado do Oeste, os edis emitiram uma moção de apoio à greve dos profissionais da educação do Estado de Rondônia. A moção foi uma iniciativa do Vereador Gercino Garcia (PMN), onde estiveram presentes no plenário diversos servidores da área da educação.

>> Mesmo com liminar de suspensão movimento grevista atinge 70% das escolas estaduais em Vilhena

A greve dos trabalhadores em educação da rede de ensino estadual iniciou-se no dia 21/2 (quarta-feira) e já atinge cerca de 75% de todos os profissionais da educação no estado. Na região do Cone Sul aproximadamente 80% de técnicos educacionais e professores já assentiu à greve. Neste momento em Colorado do Oeste, o efetivo de servidores estaduais atinge um quantitativo de 80% dos servidores aderiram pela reivindicando de seus direitos e estão em greve. De acordo com o Sindicato dos profissionais em educação a greve tem como objetivo a valorização dos trabalhadores em educação no Estado de Rondônia através da reformulação do Plano de Carreira dos profissionais e o cumprimento do PEE - Plano Estadual de Educação especificamente o cumprimento das metas 17, 18 e 20 do PEE e que tratam o seguinte:

 

META 17 - Valorizar os profissionais do magistério das redes públicas da educação básica, a fim de equiparar gradualmente, a partir da vigência deste plano, ao rendimento médio dos demais profissionais com escolaridade equivalente.

META 18 – Garantir, no prazo de dois anos, a elaboração e implantação de planos de carreira para os profissionais da Educação Básica de todos os sistemas de ensino e, para o Plano de Carreira dos Profissionais da Educação Básica pública, tomar como referência o Piso Salarial Nacional Profissional, definido em lei federal, nos termos inciso VIII do art. 206 da Constituição Federal.

META 20 – Ampliar o investimento público em educação pública de forma a garantir investimento de no mínimo 35% com recursos do tesouro estadual para complementação do FUNDEB, com ampliação gradativa de 1% ao ano durante o período de vigência do PEE.

Nessas condições, considero de grande importância a greve encetada pelos profissionais da rede estadual que após várias tentativas frustradas de diálogo com o Governo do Estado sendo a paralização a única alternativa para mostrar a sociedade o descaso com a valorização do profissional. Pois, o não cumprimento da Lei Federal nº 11.738/2008 que estabeleceu o piso salarial do magistério; e o descumprimento a Lei nº 3565/2015 que instituiu o PEE – Plano Estadual de Educação, inclusive no que se refere ao estabelecimento de piso salarial de R$ 1.400,00 (mil e quatrocentos reais) para os Técnicos Educacionais demostra o descaso com o servidor da educação. Manifesto apoio à greve dos profissionais em educação da rede estadual por ser o único recurso a ser utilizado diante o descumprimento das Leis por parte do poder Executivo Estadual. Dessa forma, a indiferença por parte dos gestores estaduais frente às reivindicações que são justas e necessárias demostram o descaso com a qualidade da educação que perpassa pela valorização profissional.

Vereadores de Colorado emitem nota de apoio à greve dos professores da rede estadual

 

FONTE: Conesul Acontece

 

 


 



 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.