Notícia publicada às 15:31:56 - 01/12/2017 e lida: 547 vezes   
    
  
  
Polícia Ambiental apreende caminhão transportando carga ilegal de madeira em Corumbiara
Um homem de 46 anos e outro de 28, que estavam no veículo, foram presos suspeitos de crime ambiental.

Polícia Ambiental apreende caminhão transportando carga ilegal de madeira em Corumbiara
Polícia Ambiental apreende caminhão transportando carga ilegal de madeira em Corumbiara
Foto: Divulgação/Assessoria

Por
Redação

A Polícia Militar Ambiental apreendeu na última quinta-feira, 30 de novembro, um caminhão transportando carga ilegal de madeira, enquanto realizava fiscalização na área rural de Corumbiara. Um homem de 46 anos e outro de 28, que estavam no veículo, foram presos suspeitos de crime ambiental.

Segundo a polícia, ao abordarem o motorista do caminhão, com placa de Pimenta Bueno, carregado com madeiras em lascas e mourões utilizadas geralmente na construção de cercas, solicitaram os documentos obrigatórios de transporte de produtos de origem florestal (DOF), porém o motorista informou que não possuía. O passageiro alegou ser proprietário da carga.

Ambos foram conduzidos por prática de crime ambiental, previsto no Parágrafo Único do Art. 46 da Lei Federal 9.605 de 1998 – Transporte Irregular de Madeira – e apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Cerejeiras, onde foi registrado a ocorrência.

O caminhão, juntamente com a madeira, foi apreendido e levado para o pátio da Secretaria de Obras do município de Corumbiara. A Pasta ficará na condição de fiel depositária até decisão judicial dar destinação adequada aos bens.

Crime de Transporte Irregular de madeira

É crime ambiental previsto no Parágrafo Único do Art. 46 da Lei Federal 9.605 de 1998, com pena de detenção de 6 meses a um ano e multa, todo aquele que “vende, expõe à venda, tem em depósito, transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente.”

O infrator também é multado com base no Parágrafo primeiro do Art. 47 do Decreto Federal 6.514/2008 que prevê multa de R$300,00 (Trezentos Reais) por unidade, estéreo, quilo, m.d.c. ou metro cúbico aferido pelo método geométrico.

Polícia Ambiental apreende caminhão transportando carga ilegal de madeira em Corumbiara

 

FONTE: Vilhena Notícias

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.