Notícia publicada às 13:00:06 - 14/11/2017 e lida: 906 vezes   
    
  
  
O escritório do Ministério do Interior que virou prefeitura
A foto em questão estava localizada ao lado do quartel da Polícia Militar, no bairro 5 BEC.

O escritório do Ministério do Interior que virou prefeitura
O escritório do Ministério do Interior que virou prefeitura
Foto: Memória Vilhenense

Por
Redação

Damos sequência à série de matérias diárias resgatando a história de Vilhena, em razão de estarmos no mês em que o município comemora seus 40 anos de emancipação político-administrativa.

Desta vez, apresentamos mais uma imagem histórica. Trata-se da sede da prefeitura municipal de Vilhena nos anos 70. Foi a segunda sede, na realidade. A primeira sede administrativa foi numa casa que estava numa chancela localizada ao lado do antigo posto Cinta Larga, à beira BR-364.

A foto em questão estava localizada ao lado do quartel da Polícia Militar, no bairro 5 BEC. Na imagem está Renato Coutinho, primeiro prefeito nomeado de Vilhena, em companhia de um com um funcionário do Ministério do Interior (MI). Aliás, o local pertencia ao MI para seus serviços administrativos na região.

O primeiro prefeito eleito de Vilhena, Vitorio Abrão, conta este momento histórico. "A prefeitura funcionou nesse sobrado por um certo tempo e foi construído por servidores do MI, em 1976. O grupo fez um planejamento da vila, já que era meta do Ministério transformar o território em Estado e, automaticamente, as vilas em municípios, o que acabou acontecendo em 1977, mas ainda nós continuávamos como território".

A prefeitura funcionou nesse local até que seja construída a nova sede, que atualmente comporta as instalações da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Vilhena.

Outras fotos e passagens históricas:

Placa no meio da floresta para identificar o “nascimento de Vilhena”; o ano era 1960

A visita do presidente JK e o “barracão queimado”

JK em Vilhena e a última árvore da BR-364

A visita do ex-presidente americano Theodore Roosevelt

A “Estrada Velha” que fez muitas mortes na época da madeira

VILHENA CONTA SUA HISTÓRIA: A lenda do ouro escondido no Posto Telegráfico

Praça construída em Vilhena em homenagem à padroeira do Brasil

ÂNGELO SPADARI: A justa homenagem ao italiano que foi o pai dos moradores da vila

 

 

FONTE: Secom

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.