Notícia publicada às 18:00:02 - 07/11/2017 e lida: 1325 vezes   
    
  
  
Quadrilha que emite certificados falsos de nível superior em Rondônia é desarticulada
Instituição de ensino está instalada em 14 localidades do estado.

Quadrilha que emite certificados falsos de nível superior em Rondônia é desarticulada
Quadrilha que emite certificados falsos de nível superior em Rondônia é desarticulada
Foto: ilustrativa

Por
Redação

Quadrilha que oferece diplomas falsos de graduação e pós-graduação em Rondônia é desarticulada pelo Ministério Público Estadual (MP-RO). 

As investigações do órgão que desencadearam a Operação Apate nesta terça-feira, 07 de novembro, apontam que uma organização criminosa instalada em 14 localidades do estado oferece cursos de graduação e pós-graduação falsos e sem a autorização do Ministério de Educação (MEC). A operação é realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e pela Promotoria de Justiça de Guajará-Mirim.

Segundo o MP a estimativa é que cerca de 1.300 alunos estejam atualmente matriculados na instituição, e outras dezenas de pessoas já receberam o falso certificado. A organização criminosa é investigada pelas práticas de estelionato, falsidade ideológica, crimes contra as relações de consumo e possível prática de lavagem de dinheiro.

O MP revela ainda que a instituição de ensino adquiriu os diplomas de outras instituições de ensino superior credenciadas, e enganou os alunos ao garantir que possuía autorização para emitir certificados de graduação e pós.

Ao todo são 33 mandados de busca e apreensão e 23 de condução coercitiva. Os mandados são cumpridos em parceria com a Polícia Civil. O Poder Judiciário decretou contra os investigados a indisponibilidade de bens, obrigação de entrega de passaportes e proibição de se ausentarem do país.

 

Apate

O nome da operação vem da mitologia grega, sendo Apate um espírito feminino que personifica o engano, o dolo e a fraude, em alusão aos crimes cometidos pela quadrilha.

 

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS com informações do G1

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.