Notícia publicada às 12:18:35 - 18/08/2017 e lida: 1211 vezes   
    
  
  
Em resposta ao VILHENA NOTÍCIAS Conab diz que falta de armazém em Cerejeiras é consequência de contenção de recursos do Governo Federal
Prefeito do município afirmou que há seis anos tenta conseguir com a Conab a construção de um silo para a armazenagem de grãos em Cerejeiras.

Em resposta ao VILHENA NOTÍCIAS Conab diz que falta de armazém em Cerejeiras é consequência de contenção de recursos do Governo Federal
Em resposta ao VILHENA NOTÍCIAS Conab diz que falta de armazém em Cerejeiras é consequência de contenção de recursos do Governo Federal
Foto: Conab / Divulgação

Por
Redação

Após a publicação da matéria “Falta de armazéns faz produtores deixarem parte da colheita de milho a céu aberto em Cerejeiras”, na manhã de ontem, quinta-feira 17 de agosto, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) entrou em contato com a redação do Vilhena Notícias para esclarecer alguns pontos referentes à construção de um armazém graneleiro no município de Cerejeiras.

Na matéria, o prefeito de Cerejeiras, Airton Gomes (PP) afirmou que “há seis anos tenta conseguir com a Conab a construção de um silo para a armazenagem de grãos no município”. Em nota, a Conab disse que “em 2014, o Plano Nacional de Armazenagem do Ministério da Agricultura havia previsto para a cidade de Cerejeiras um armazém graneleiro para apoiar a armazenagem de grãos na região, porém, em razão do redirecionamento político de governo federal e da consequente contenção de recursos, o Plano foi revisado e a construção do graneleiro foi suspensa pelo Ministério”.

A nota ainda afirma que “a Conab não determina a construção de armazéns públicos, que é de competência exclusiva do Ministério da Agricultura” e que “tem competência apenas para executar as políticas públicas definidas no âmbito federal e do Ministério da Agricultura”.

Confira a nota na integra:

Em relação à matéria “Falta de armazéns faz produtores deixarem parte da colheita de milho a céu aberto em Cerejeiras”, publicada pelo site Vilhena Notícias em 17/08/2017, cabe esclarecer que a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) não determina a construção de armazéns públicos, que é de competência exclusiva do Ministério da Agricultura. A Conab é responsável pela operacionalização dos armazéns já constituídos. Em 2014, o Plano Nacional de Armazenagem do Ministério da Agricultura havia previsto para a cidade de Cerejeiras (RO) um armazém graneleiro para apoiar a armazenagem na região, inclusive a Conab fez tratativas com o governo local para facilitar o processo de instauração. Todavia, em razão do redirecionamento político de governo federal e da consequente contenção de recursos, o Plano foi revisado e a construção do graneleiro foi suspensa pelo Ministério.

Diante disso, retificamos que a Conab tem competência apenas para executar as políticas públicas definidas no âmbito federal. A decisão sobre a ampliação da rede armazenadora é do governo federal e do Ministério da Agricultura, inclusive em relação à abertura de linhas de crédito para incentivo à construção de armazéns pela iniciativa privada.

 

 

FONTE: Vilhena Notícias

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.