Notícia publicada às 09:25:34 - 03/07/2017 e lida: 862 vezes   
    
  
  
Ex-jogador de futsal agrega conhecimentos como voluntário de Educação Física no Joer de Rondônia, em Vilhena
Quando ainda era menino, ele participou de três edições do Joer na modalidade de futsal.

Ex-jogador de futsal agrega conhecimentos como voluntário de Educação Física no Joer de Rondônia, em Vilhena
Ex-jogador de futsal agrega conhecimentos como voluntário de Educação Física no Joer de Rondônia, em Vilhena
Foto: Paulo Sérgio

Por
Redação

Prestes a entrar no quarto período de Educação Física, o acadêmico Lucas Wionczak é um dos voluntários na etapa regional Cone Sul dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), que ocorre até quarta-feira (5), em Vilhena. Quando ainda era menino, ele participou de três edições do Joer na modalidade de futsal. Agora como espectador, ele diz que a quadra dos Jogos Escolares se transformou em importante sala de aula extraclasse.

“Nunca fui campeão no Joer. Talvez pela imaturidade da infância não dedicasse a atividade esportiva como deveria para subir ao pódio. Hoje a história é outra. Estou como voluntário nos jogos e a cada partida aprendo mais. Quero incentivar meus futuros alunos a praticar e se empenhar no esporte escolar”, declarou Wionczak, que ganha pontos na faculdade pela participação como voluntário nas partidas de futsal do Joer.

Assim como Wionczak, a faculdade em que ele estuda enviou outros 19 acadêmicos da Educação Física e cinco outros do curso de Enfermagem para aprender na prática sobre organização de grandes eventos e ampliar os conhecimentos relacionados a cada uma das duas profissões durante o Joer.

“Nessa parceria nosso principal objetivo é oferecer, na prática, maior aprendizado aos acadêmicos. Em competições como esta, os estudantes têm oportunidade de acompanhar a organização de grande evento e aprofundar sobre as regras esportivas das modalidades”, exemplificou o professor de Educação Física, Bruno Rodrigues, da universidade parceria do Joer, a Unopar.

PARCERIAS SELADAS

Para o êxito na realização da etapa Cone Sul, a coordenadora regional de educação em Vilhena, a professora Oracira Godinho, formalizou parcerias com órgãos públicos e Universidades. Segundo Godinho, as parcerias são importantes porque agregam valores.

“Os Jogos Escolares é uma ferramenta indiscutível para que os acadêmicos, sempre dispostos nos jogos, absorvam mais os conteúdos que são aplicados em sala de aula”, pontua a coordenadora, ao estabelecer as parcerias também com as universidades Unesc e Claretiano. Também se uniram em parcerias ao Joer a Prefeitura de Vilhena, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros.

A etapa regional Cone Sul dos Joer classifica atletas em nove modalidades individuais e outras quatro coletivas para as etapas estaduais infantil e juvenil. O Joer é uma realização da Gerência de Educação Física, Esporte e Cultura Escolar (Gefece), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que tem como finalidade promover a prática desportiva, inter-relação sócio afetiva, educacional e cultural aos estudantes infantis e juvenis de Rondônia.

 

 

FONTE: Secom - Governo de Rondônia

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.