Notícia publicada às 10:40:35 - 24/06/2017 e lida: 4875 vezes   
    
  
  
Mecânico de Rondônia cria peça que economiza até 40% do combustível em motos
Dirceu Antunes de Lima passou a desenvolver projeto há oito anos em Ariquemes. Piloto diz que moto passou a andar de 17 Km por litro para 32 km após a instalação.

Mecânico de Rondônia cria peça que economiza até 40% do combustível em motos
Mecânico de Rondônia cria peça que economiza até 40% do combustível em motos
Foto: Rede Amazônica/Reprodução

Por
Redação

Um mecânico de Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, inventou um equipamento que economiza até 40% do combustível nas motonetas e motocicletas. Chamado de "Economy System”, o aparelho atua para não deixar criar carvão no pistão do veículo e retira todo excesso de gasolina do motor.

Em entrevista, Dirceu Antunes de Lima, de 41 anos, contou que desde criança possuía a paixão pelas motos e resolveu colocar em prática o projeto após a alteração no sistema de alimentação de combustível e gerenciamento eletrônico do motor das motos, os quais passaram de carburador para injeção eletrônica.

“No ano de 2009, quando as motocicletas passaram a utilizar injeção eletrônica, comecei a desenvolver um projeto, pois elas passaram a gastar muito combustível e todas as pessoas reclamavam pelos gastos excessivos”, explica Dirceu.

O mecânico conta que foram longos anos de testes durante oito anos até ter a total certeza de que o equipamento não causasse nenhum dano na motocicleta, principalmente no motor, após a instalação da peça em decorrer do tempo.

Ao ter o formato da peça definido, Dirceu explica que precisou buscar a parceria de um empresário em Presidente Médici (RO) para poder produzir o equipamento e conseguir a industrialização em novembro de 2016.

“Perdi até as contas de quantos testes foram realizados neste período, mas a cada um em que eu fazia, o projeto evoluiu cada vez mais e a peça começou a tomar a sua forma final. Estava sem condições financeiras na época e consegui o apoio de um proprietário de uma distribuidora de peças, que acreditou na minha ideia e decidiu investir no meu projeto, onde começou a industrialização e a comercialização do equipamento”, comenta.

Segundo Dirceu, desde que começou a ser comercializada nas oficinas de todo o estado, os proprietários das motos que instalaram a peça no veículo ficaram extremamente satisfeitos com o resultado.

Opinião de clientes

O motorista de máquinas pesadas, Vagner da Silva de Lima confirma o bom desempenho da peça em relação na economia do combustível em sua motocicleta e garante que agora trafega longas distâncias sem se preocupar em ficar sem gasolina durante o caminho.

 “Quando eu comprei a motocicleta, ela fazia 17 quilômetros por litro, atualmente, depois da peça instalada, ela faz 32 quilômetros por litro. A funcionalidade da moto continua a mesma, sem haver alterações e devido ao consumo certo do combustível, ela possui mais torque e o desempenho da moto chega a ser até melhor do que antes. Antes eu gastava cerca de dois tanques para ir em Porto Velho, distante a cerca de 200 quilômetros de Ariquemes, hoje eu posso ir tranquilamente com um tanque apenas que ainda terei combustível para trafegar dentro do município”, revela o motorista.

Projetos futuros

Conforme o criador do Economy System, as peças começaram a ganhar o mercado em outros estados do país e até mesmo possui encomendas para enviar ao exterior.

“Os pedidos de encomendas são muitos e já me ligaram clientes do Maranhão e Bahia querendo saber se é realmente verdade que o equipamento funciona, pois muitos chegam até a zombar dos benefícios causados com a instalação da peça. Recentemente também recebi ligações da Inglaterra, Holanda e efetuamos uma encomenda para os EUA”, conta Dirceu.

Em uma oficina montada em frente da residência em que mora, o mecânico conta que a renda da família teve um aumento de quase 100% com a venda das peças.

Com o sucesso do “Economy System”, Dirceu revela que as suas invenções não pararam e que iniciou uma batalha para conseguir desenvolver um produto de economizar combustível também nos carros.

Legislação

De acordo com a Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Ariquemes, ainda não foram realizados a fiscalização interna nas motocicletas que possuem o equipamento instalado para verificar se houve mudanças nas características dos veículos após as instalações das peças. Os proprietários devem informar junto ao órgão qualquer alteração observada no veículo.

Mecânico de Rondônia cria peça que economiza até 40% do combustível em motos

Cliente diz que agora consegue fazer mais de 30 km com aparelho

Mecânico fala sobre a criação em Ariquemes

 

FONTE: G1 RO

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.