EcoMassa


      Notícia publicada às 09:42:02 - 07/04/2017 e lida: 505 vezes   
    
  
  
Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo
A Organização Mundial da Saúde, elegeu a Depressão como tema central do dia 07 de abril, que é o Dia Mundial da Saúde Mental.

Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo
Mais de 300 milhões de pessoas sofrem de depressão em todo o mundo
Foto: Reprodução

Por
Redação

A depressão é um transtorno mental recorrente. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão, doença que, segundo a entidade contribui para a incapacidade para a atividade produtiva e a que mais conduz ao suicídio, sendo que as mulheres são mais afetadas do que os homens. 

Os sintomas característicos são : humor triste, sentimento de vazio, perda do interesse e prazer nas atividades cotidianas, sensação de fadiga aumentada, dificuldade de concentração, pensamento lento, baixa autoestima, desesperança, angústia, ideias de culpa  ou inutilidade, visões desoladas e pessimistas do futuro, ideias ou atos suicidas, sono perturbado, insônia ou hipersonia; diminuição ou aumento do apetite, emagrecimento ou ganho de peso rápido, choro frequente e sem motivo aparente, ansiedade, irritação, alteração da psicomotricidade (lento x rápido); experimenta dor e sofrimento sem fim, dificuldade para tomar decisões.  Os episódios depressivos podem ser classificados nas modalidades: leve, moderada, grave sem sintomas psicóticos e grave com sintomas psicóticos.

O diagnóstico requer a presença de pelo menos 05 dos sintomas citados, por um período de 02 semanas, sendo que um deles é o humor triste e a diminuição do interesse ou prazer nas atividades.  “Alterações de situação como aposentadoria, separação do casal ou divórcio, mudança de residência ou de trabalho, isolamento ou solidão, poderão desencadear depressão. Em alguns casos, as pessoas que estão acostumadas a trabalhar a vida toda sentem-se deprimidas quando afastadas da atividade profissional, através da aposentadoria ou por qualquer outro motivo. Todo contexto de separação é doloroso, pois implica perda ou forte sentimento de incapacidade”. (JOÃO, 1987, p.22).

A depressão pode causar à pessoa afetada um grande sofrimento e disfunção no trabalho, na escola ou no meio familiar. Na pior das hipóteses, a depressão pode levar ao suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio a cada ano — sendo a segunda principal causa de morte entre pessoas com idade entre 15 e 29 anos.

Dependendo da gravidade e da especificidade de cada caso, é consenso na Psiquiatria que o tratamento envolva: 1. Psicoterapia;  2.Tratamento Farmacológico;  3.Intervenções Psicossociais.    Conversar abertamente sobre depressão é o primeiro passo para entender melhor o assunto e reduzir o estigma associado a ele. Assim, cada vez mais pessoas poderão procurar ajuda de profissionais da saúde mental, incluindo o Psicólogo.

Esse ano a OMS (Organização Mundial da Saúde) elegeu a Depressão como tema central do dia 07 de abril, que é o dia mundial da saúde mental; e muitos Psicólogos estão através da campanha Janeiro Branco e a OMS abraçando a causa, promovendo espaço para prevenção.

 

 

FONTE: Assessoria

ACESSE GANHE

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.