EcoMassa


      Notícia publicada às 11:24:16 - 23/02/2017 e lida: 18721 vezes   
    
  
  
Leite Tradição impróprio para consumo estava sendo comercializado em Vilhena
Todo o lote do produto foi retirado dos estabelecimentos. Amostras foram encaminhadas à Porto Velho para análise.

Leite Tradição impróprio para consumo estava sendo comercializado em Vilhena
Leite Tradição impróprio para consumo estava sendo comercializado em Vilhena
Foto: Reprodução/Tv Allamanda

Por
Aline Rayane

O empresário vilhenense Edvanio Silvério passou por um situação inusitada e um tanto incomoda. Como de costume, no início do mês de fevereiro, ele comprou quatro caixas de leite da marca Tradição no Atacadão de Vilhena, mas quando sua filha foi consumir a segunda caixa de leite deparou-se com o produto estragado, mesmo estando no prazo de validade. Edvanio então procurou a equipe do SBT - Tv Allamanda que produziu uma reportagem sobre o caso. (Veja o vídeo no final)

Edvanio abriu as outras duas caixas restantes para conferir se elas também estavam no mesmo estado e novamente o leite estava com textura e aparência de leite coalhado e ainda continha partes de plásticos soltos dentro do recipiente.  “A gente tem uma criança em casa, meu neto, imagina se ele chega tomar um leite desse, sabe Deus o que poderia acontecer”, relatou.

Ele contou que já consumia a marca há alguns anos e não imaginava que o produto estaria nessas condições, pois as caixas estavam lacradas, além de estarem dentro do prazo válido para o consumo.

“Não sabemos o que podemos dar para nosso filho, não está barato R$3,00 um litro deste leite, a gente compra confiando que é um produto bom e surge uma situação dessa. Há muitos anos consumimos esse leite e pela primeira vez aconteceu isso”, explicou Edvanio.

Em contato com a gerencia da unidade da rede Carrefour em Vilhena, foi informado que já haviam retirado todo o lote do produto das prateleiras após uma primeira reclamação e os clientes ressarcidos para que não saíssem lesados. De acordo com o gerente, o fabricante foi informado sobre o problema.

Diferente dos outros clientes, Edvanio decidiu procurar a Vigilância Sanitária. A fiscal, Edvaneide Silva explicou que a responsabilidade sobre as más condições do produto, neste caso, não foi do comércio, já que a validade estava em dia. “Por ser um produto que o vencimento está em dia, querendo ou não o comércio onde ele estava sendo comercializado não é responsável pela fabricação”, relatou.

De acordo com a fiscal, foram apreendidas três unidades da mercadora que foram encaminhadas para análise. Uma unidade do produto foi deixada no estabelecimento como contra prova. O restante do material foi tirado das prateleiras e recolhido ao estoque.

As amostras do Lote L1A04H02 com data de fabricação de 05/11/16 e vencimento 05/04/17 foram as únicas que apresentaram problemas, segundo a reportagem da Tv Allamanda, o produto estava impróprio para o consumo. As amostras foram encaminhadas para Porto Velho e o laudo sairá em quatro meses. Os produtos do mesmo lote foram retirados das prateleiras de outros estabelecimentos que os continham.

Em nota oficial o Atacadão, da rede Carrefour, informou que assim que foi identificado o problema, retirou imediatamente o lote de leite da marca das área de vendas da unidade e acionaram a fabricante para apurar as causas da falha. “A rede esclarece ainda que irá acompanhar o processo de adequação da fabricante e reforça seu compromisso com a qualidade dos produtos que comercializa”, diz um trecho da nota.

A reportagem do VILHENA NOTÍCIAS entrou em contato  com a empresa Canaã Indústria de Laticínios Ltda, o Laticínio Tradição, responsável pela fabricação do leite. Em nota enviada nesta quinta-feira, 23, informaram que após a coleta da amostra do cliente, simultaneamente foram realizados testes físicoquímicos e microbiológicos em seus laboratórios e enviadas amostras para análise em laboratório credenciado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "O resultado dos exames afirmou que o produto está dentro dos padrões, apenas apresentando separação de gordura e proteína fatores estes, que não oferecem risco à saúde pública", afirmou a nota.

 

 

FONTE: Vilhena Notícias/Tv Allamanda

ACESSE GANHE

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.