Notícia publicada às 11:28:37 - 14/11/2016 e lida: 3903 vezes   
    
  
  
MOBILIDADE ZERO: Placa de sinalização fica instalada no meio de calçada em obra pública de Vilhena
Calçada foi construída e a placa deixada no mesmo local, exatamente no meio, atrapalhando a passagem de pedestres e cadeirantes.

MOBILIDADE ZERO: Placa de sinalização fica instalada no meio de calçada em obra pública de Vilhena
MOBILIDADE ZERO: Placa de sinalização fica instalada no meio de calçada em obra pública de Vilhena
Foto: Aline Rayane

Por
Aline Rayane

No meio da calçada recém construída da Unidade Integrada de Segurança Pública (Unisp), às margens da Av. Jô Sato, perímetro urbano da BR-174, está instalada uma placa de sinalização de trânsito que está dificultando a vida de pedestres e deixando a calçada inutilizável para cadeirantes.

A reportagem do VILHENA NOTÍCIAS entrou em contato com a Construvil, a empresa responsável pela realização da obra do prédio, que também inclui as calçadas. De acordo com a gerente administrativa, Elisangela Borges, as placas já estavam lá antes da calçada e apenas construíram deixando as placas no mesmo local. “Nós recebemos o projeto do Estado, ele passou pela Prefeitura, foi aprovado e recebemos o alvará para a construção. A sinalização de trânsito não faz parte do projeto da obra e não somos aptos para alterá-la”, explicou.

De acordo com Elisangela a obra já recebeu o ABTS, também conhecido como “habite-se”, da Prefeitura atestando que a construção está que conforme as exigências legais estabelecidas pelo município, especialmente pelo Código de Obras.

Por ser uma rodovia federal, os responsáveis pela instalação das placas de sinalização de trânsito da via é o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Contatado pela reportagem, o responsável pelo DNIT local, Ivo Alves Pereira, disse que existe uma norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), sobre a instalação de placas que deve ser seguido, mas no caso mencionado nesta matéria a placa não deveria estar na calçada.

De acordo com Ivo, ao ver que a placa ficaria em um local inapropriado, deixando a calçada inutilizável, a Construvil deveria ter notificado o DNIT. “O erro foi fazer a calçada deixando a placa no meio, eles deveriam ter nos notificado que a placa ficaria em cima da calçada ou eles mesmo ter colocado a placa para fora da calçada pois não existe problema, o problema foi ter deixado a placa no meio da calçada porque nesse ponto ai a calçada não vai servir para nada”, relatou.

Ivo agradeceu ao VILHENA NOTÍCIAS por avisa-los sobre o problema e disse que a placa será realocada para fora da calçada na próxima segunda-feira, 14 de novembro.

MOBILIDADE ZERO: Placa de sinalização fica instalada no meio de calçada em obra pública de Vilhena

 

FONTE: Vilhena Notícias

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.