Notícia publicada às 09:04:02 - 03/11/2016 e lida: 10286 vezes   
    
  
  
Defesa Civil emite alerta para possibilidade de tempestades em Vilhena
Alerta é válido até às 23h00 desta quinta, 03.

Defesa Civil emite alerta para possibilidade de tempestades em Vilhena
Defesa Civil emite alerta para possibilidade de tempestades em Vilhena
Foto: Ilustração

Por
Redação

O diretor de Planejamento e Operações de Defesa Civil de Rondônia, Artur Luiz de Souza emitiu nota nesta quarta-feira, 02 de novembro, alertando a população sobre a possibilidade de tempestades em Vilhena e diversas cidades do estado. O alerta é valido das 00h00 desta quinta-feira, 03 de novembro até às 23h59 deste ainda desta quinta.

O documento encaminhando a veículos de comunicação a fim de divulgação traz a possibilidade da ocorrência de fortes chuvas com granizo e ventos que podem variar de 17 a 27m/s (61-99 km/h). Recomenda-se à população adotar medidas de prevenção durante os eventos como proteger-se em local abrigado, longe de janelas, evitar utilizar telefone, desconectar da tomada aparelhos elétricos e eletrônicos bem como suas antenas.

 

Veja íntegra da nota:

A COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL alerta para possíveis eventos meteorológicos, classificados como TEMPESTADE. Os eventos poderão ser caracterizados por chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos entre 17-27 m/s (61-99 Km/h), incidência de descargas elétricas e granizo,  no sudeste e sudoeste rondonienses. O Nível de severidade é PERIGO, ou ALERTA LARANJA. A graduação da severidade adotada pelo Instituto Nacional de Meteorologia - INMET vai de VERDE, sendo o menor grau, AMARELO, LARANJA, e VERMELHO, o maior GRAU.

A área compreende os seguintes municípios: ALTA FLORESTA D´OESTE, CABIXI, CACOAL, CEREEIRAS, COLORADO D´OESTE, CORUMBIARA, ESPIGÃO D´OESTE, JARU, JI-PARANÁ, NOVA BRASILÂNDIA D’OESTE, OURO PRETO D’OESTE, PIMENTA BUENO, PRESIDENTE MÉDICI, ROLIM DE MOURA, SANTA LUZIA D’OESTE, VILHENA, SÃO MIGUEL DO GRUAPORÉ, ALVORADA D’OESTE, ALTO ALEGRE DOS PARECIS, NOVO HORIZONTE D’OESTE, CASTANHEIRAS, CHUPINGUAIA, GOVERNADOR JORGE TEIXEIRA, MINISTRO ANDREAZZA, MIRANTE DA SERRA, NOVA UNIÃO, PARECIS, PIMENTEIRAS D’OESTE, PRIMAVERA DE RONDÔNIA, SÃO FELIPE D’OESTE, SÃO FRANCISCO DO GUAPORÉ, SERINGUEIRAS, TEIXEIRÓPOLIS, THEOBROMA, URUPÁ E VALE DO PARAÍSO.

Considera-se risco de corte de energia elétrica e queima de eletrônicos, risco de queda de galhos de árvores e de estruturas como telhados, placas publicitárias e moradias precárias, além de alagamentos e incidência de descargas elétricas.

Recomenda-se à população adotar medidas de prevenção durante os eventos como proteger-se em local abrigado, longe de janelas, evitar utilizar telefone, desconectar da tomada aparelhos elétricos e eletrônicos bem como suas antenas. Na impossibilidade de se abrigar em casa deve-se evitar ficar próximo de placas, árvores, postes e objetos que possam ser arremessados. Em locais abertos deve-se se agachar com os pés juntos e abraçando as pernas. 

Recomenda-se aos órgãos municipais de Defesa Civil e as prefeituras municipais manterem atualizados cadastros de recursos necessários às medidas de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais.

Às Organizações Bombeiro Militares da área em questão, recomenda-se atenção para possíveis ações de socorro.

Início do Alerta: 03/11/2016, 00:00h.

Fim do Alerta:   03/11/2016, 23:59.

Fonte: INMET

 

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA SECRETARIA DA SEGURANÇA, DEFESA E CIDADANIA. CORPO DE BOMBEIROS MILITAR COORDENADORIA ESTADUAL DE DEFESA CIVIL

“UM DEVER DE TODOS PARA COM TODOS” Defesa Civil Estadual; Av. Campos Sales, 3254, Bairro; Olaria, Porto Velho-RO CEP: 76801-246 Fone/fax: (69) 3216-8952/8959 Endereço eletrônico: defesacivil.ro@gmail.com

FELIPE SANTIAGO CHIANCA PIMENTEL - CEL BM  Respondendo pelo Comando Geral do CBMRO e Pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil 

 No impedimento:

 ARTUR LUIZ SANTOS DE SOUZA – CAP BM Diretor De Planejamento e Operações De Defesa Civil 

 

 

FONTE: VILHENA NOTÍCIAS

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.