EcoMassa


      Notícia publicada às 08:41:22 - 04/10/2016 e lida: 1171 vezes   
    
  
  
Com leucemia congênita, bebê precisa de doação de sangue
Doações podem ser realizadas na Fhemeron em nome da recém-nascida. Aos 20 dias de vida, a pequena Alice já luta pela vida em Porto Velho.

Com leucemia congênita, bebê precisa de doação de sangue
Com leucemia congênita, bebê precisa de doação de sangue
Foto: Reprodução

Por
Redação

Aos 20 dias de vida, a pequena Alice já luta pela vida. Diagnosticada com leucemia congênita, um caso raro, a recém-nascida precisa de doações de sangue, do tipo O positivo, para estabilizar a saúde e continuar o tratamento contra a doença. Doações de sangue podem ser realizadas em nome da mãe na Fundação de Hematologia de Rondônia (Fhemeron) de Porto Velho.

Quem puder doar só precisa ir até a Fhemeron, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 18h e nos sábados das 8h às 12h, na avenida Jorge Texeira, 3766, ao lado do Hospital de Base (HB). A doação deve ser feita em nome da bebê recém-nascida de Lílian Pascoal Lima, do berçário 13, da Unidade de Tratamento Intensivo do HB.

Diagnóstico

Segundo o pai, Renato Pereira, na última semana a neném, que nasceu no dia 13 de setembro, teve febre baixa e foi levada ao pediatra que pediu um hemograma. No momento da coleta, as enfermeiras tiveram muita dificuldade em coletar o sangue, porque ele não coagulava.

Após diversas tentativas, um dos biomédicos que realizaram o procedimento pediu para que os pais procurassem um oncologista ou hematologista para verificar a condição da bebê.

Alice foi levada à Maternidade Regina Passis e em seguida ao HB, onde foi diagnosticada com leucemia congênita, quando a criança já nasce com a doença, um caso grave e raro. No primeiro exame de sangue ela apresentou 600 mil leucócitos, quando o normal é 5 a 6 mil.

Agora ela precisa de transfusões periódicas, com a finalidade de 'trocar' o sangue, que é para diminuir os leucócitos e aumentar as plaquetas. A pequena é O positivo e já recebeu quatro transfusões. Os pais pedem doações de sangue com urgência, pois Alice recebeu a última bolsa com este tipo sanguíneo do estoque da Fhemeron.

Com as transfusões realizadas, a situação dela está se estabilizando, os médicos também já começaram o tratamento da leucemia com corticoide. Eles não podiam começar antes por causa do número de leucócitos, que estava muito alto.

Regras para doar sangue

Para doar sangue é preciso ter entre 16 e 69 anos de idade, estar com documento com foto e bem alimentado. O doador deve ter 50 quilos ou mais e não pode ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem estar em uso de medicamentos. Além disso, é recomendado que o doador tenha dormido pelo menos 6h na noite anterior e evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação.

 

 

FONTE: G1

ACESSE GANHE

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.