Notícia publicada às 10:01:39 - 02/01/2016 e lida: 6690 vezes   
    
  
  
Rondônia terá quase três mil vagas em concursos previstos para 2016
Seleção do IBGE para 600 vagas é uma das mais esperadas em 2016. Suspensão de concursos integra pacote do governo para cortar gastos.

Rondônia terá quase três mil vagas em concursos previstos para 2016
Rondônia terá quase três mil vagas em concursos previstos para 2016
Foto: Ilustração

Por
Redação

Os candidatos que estão em busca de uma uma vaga em um concurso público em 2016 terão pela frente um ano movimentado, mesmo com a proposta de suspensão dos concursos pelo governo federal. O número de vagas previstas em órgãos de níveis federal e estadual, além de capitais, chega a 94,9 mil, segundo levantamento feito pelo G1.

Entre as vagas levantadas estão cargos que foram criados e oportunidades que já foram autorizadas ou aguardam autorização dos respectivos órgãos competentes.
O concurso do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 600 vagas de níveis médio e superior é o mais esperado para 2016. O edital foi divulgado no dia 28.

No âmbito federal, também estão previstas as seleções da Eletrobras Eletronuclear e da Fundação Nacional do Índio (Funai). Cerca de 82 mil temporárias estão previstas para a realização do Censo Agropecuário 2016 do IBGE.

Como em 2016 haverá eleições municipais, a Lei 9.505/97 restringe a nomeação, contratação ou admissão do servidor público nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos. A restrição se refere à esfera em que ocorre a eleição, no caso deste ano, no âmbito municipal. Caso a homologação do concurso for feita até três meses antes das eleições, as nomeações podem ocorrer em qualquer período do ano. Já seleções federais e estaduais ocorrem sem restrições.

Orçamento para concursos

Em setembro de 2015, o governo anunciou um bloqueio adicional de gastos no orçamento de 2016 no valor de R$ 26 bilhões. A proposta inclui a suspensão de concursos públicos em 2016 e, com isso, até 40.389 cargos reservados para "provimento, admissão ou contratação", referentes a todos os Poderes, ao Ministério Público da União (MPU) e ao Conselho Nacional do Ministério Público, informou o Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG). As restrições ainda dependem do aval do Congresso Nacional.

O quantitativo de cargos informado pelo ministério é o total que estava previsto no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2016. Não existe uma lista com os concursos que estavam previstos, já que no PLOA só são divulgados os órgãos, o número de vagas e o valor que seria gasto. Com a medida, o governo pretende fazer uma economia de R$ 1,5 bilhão.
Segundo a assessoria de imprensa do ministério, "não estão suspensos os provimentos (nomeações) referentes a concursos de 2015, os quais serão assegurados dentro do prazo final de validade dos certames".

Rondônia
Governo do estado:
- 1.294 vagas para a Secretaria Estdual de Educação (Seduc)
- 1.355 vagas para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau)
- 84 vagas para a Secretaria de Estado de Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas)
- 12 vagas para a Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE)
Processo de licitação para a escolha da organizadora ainda será iniciado.
Prefeitura da capital: órgão analisa os pedidos das secretaria e processo está em fase de definição de cargos e número de vagas.
 

 

 

FONTE: G1

 

 


 


 

 COMENTÁRIOS
 

ATENÇÃO: Comentários ofensivos e que façam a apologia a crimes serão ocultados. O internauta do VILHENA NOTÍCIAS que se sentir ofendido pode requerer a ocultação do comentário. A Constituição Federal permite a publicação do livre pensamento de qualquer cidadão, desde que não seja de forma anônima, por isso, comentários provenientes de perfis "fake" ou "falsos" podem ser ocultados e bloqueados. Comente, compartilhe sua opinião, mas de forma moderada.